Colecção de Desenhos
CD
Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo
Criado no âmbito da reorganização geral do CEAU em 2008, o grupo de investigação ARQUITECTURA: TEORIA, PROJECTO, HISTÓRIA (ATPH) nasceu da crença de que só a complementaridade entre Teoria, Projecto e História permitem a construção de um ponto de vista informado sobre a Arquitectura. Neste sentido, propõe-se fazer uma investigação cuidadosa e abrangente que, pese embora parta de uma das modalidades disciplinares mencionadas, pressupõe sempre a presença das outras duas como reflexo ou desdobramento das problemáticas transversais que as intersectam e galvanizam, procurando, deste modo, captar a unicidade mutável do conhecimento da Arquitectura na sua evolução ao longo do tempo.
Arquitectura e Matemática
A equipa estuda as relações entre arquitectura e matemática, com particular atenção às questões de representação que estão presentes nas várias fases do projecto – da programação à configuração final do espaço.
As principais áreas de estudo foram: perspectiva e arquitectura no barroco; desenvolvimentos da geometria descritiva no século XIX em Portugal; música e arquitectura na idade contemporânea; desenho.
Arquitectura e Cinema
Esta linha pretende sistematizar as afinidades entre arquitectura e cinema baseando-se numa componente de investigação teórica, através da produção de artigos, palestras, dissertações, organização de eventos, como Cursos de Verão, Workshops e uma Conferência Internacional, contribuindo forma significativa para os estudos críticos de arquitectura e cinema.
A investigação desenvolvida nesta linha foca-se, também, numa componente prática ou de investigação experimental, procurando novas formas de reflexão através da produção de curtas-metragens sobre arquitectura.
Vitruviana
A pesquisa desta linha incide sobre o papel da teoria da Arquitectura no desenvolvimento das formas construídas e na crítica arquitectural, anteriores a 1800. Inclui o programa de investigação de pós-Doutoramento “Form and meaning in context: Portuguese architecture, 1481-1580”.
Território e Arquitectura Portuguesa
Este âmbito temático compreende diferentes campos de estudo e objectivos que se entrecruzam para formar uma tessitura de leituras implicando o concurso da história na prática da arquitectura e na reflexão teórica:
a) Organização do território, formas de urbanidade, marcas e medida do habitat/ paisagem construída e princípios de desenho da cidade (Portugal e antigos domínios portugueses no mundo);
b) O papel das formas construídas como modelos - desenho arquitectónico, proporção, módulos, construção (sécs. IX-XVII);
c) Formas do Renascimento em Portugal, tradição, relações com Itália, França e Norte da Europa;
d) A construção de leituras de identidade acerca da casa e de formas de habitar portuguesas (sécs. XV a XX).
Cidade contemporânea e Arquitectura
Esta linha temática promove a investigação sobre as seguintes áreas de estudo:
a) As operações SAAL e (os lugares d)a cidade – por uma compreensão mais ampla das suas relações com a periferia e o território; o projecto SAAL/Norte – estabelecimento de uma colecção de documentos relevantes, de modo a preservar a sua inteligibilidade, organizar o seu uso público, promover a disseminação de estudos académicos e informar intervenções contemporâneas na cidade e habitação;
b) edificações da cidade contemporânea, equipamentos, arquitectura religiosa contemporânea;
c) arquitectura e arquitectos do século XX, a actualidade das suas obras, uma reflexão crítica acerca da herança contemporânea.
Arquitectura - Nome, Vocação, Linguagem
Num âmbito visa-se o estudo sobre o fazer (da) arquitectura, a verdade do gesto-obra e o ser pessoa, a espacialidade do fundamento no praticar artístico do projecto e a espacialidade do projecto no praticar disciplinar da arquitectura. Nesta perspectiva, através de escritos, acções editoriais, encontros e/ou dissertações de mestrado e doutoramento orientou-se investigação estruturado nos seguintes campos:
a) Arquitectura – circunstância e coerência aventurosa, metamorfose, intersecção, contiguidade;
b) Processo da formação (e) do projecto-de-arquitectura em Fernando Távora;
c) A atmosfera portuense e o processo da (pós)modernidade;
d) Arquitectura: narrativa(s) e materialização da invenção – desenho, obra, escrita.
Ensino de Arquitectura
Estudo do ensino e práticas de aprendizagem da arquitectura no curso de Arquitectura da FAUP (Licenciatura pré-Bolonha e Mestrado Integrado).
Em torno de Arquitectura e História, em particular na unidade curricular de História de Arquitectura Portuguesa, o programa contempla a recolha dos “Cadernos de Viagem” - identificação e guarda de desenhos de viagem e estudo de obras efectuados pelos estudantes.
Cidade e Arquitectura: Caminhos e Práticas de Investigação
O esforço coordenado por professores e investigadores universitários europeus tem como finalidade a criação de uma estrutura física para arquivo de toda a investigação, de forma a facilitar o intercâmbio de recursos e o aprofundamento e troca de conhecimentos. As temáticas de investigação são a Cidade e a Arquitectura. A diversidade de assuntos visa a consolidação das tradições disciplinares da arquitectura, criando novos caminhos e perspectivas nesta área.
A Colecção de Desenhos
É uma linha de investigação que pretende caracterizar, analisar, interpretar e divulgar o ensino do Desenho na formação em Arquitetura na Universidade do Porto, interrogando a história deste ensino, o lugar do Desenho na formação e nas práticas contemporâneas do arquiteto, e a universalidade do Desenho como ferramenta no processo criativo.
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