Colecção de Desenhos

Instituição Proponente

CEAU- FAUP

Resumo

O projecto de Investigação A Colecção de Desenhos implementar o seu principal instrumento de investigação, a Plataforma da Colecção de Desenhos, a partir das ferramentas que foram sendo construídas ao longo do período dos planos anteriores, entre 2013 a 2019.

A Plataforma, os seus diferentes add-ons e as actividades satélite do projecto, serão alimentadas por uma equipa proveniente de diferentes áreas e com distintivos graus de conhecimento, que se pretende fazer crescer. Neste sentido, um dos propósitos é revitalizar a sua construção, abrindo espaço para que Jovens estudantes possam iniciar contacto com o projecto, tanto através do espaço das actividades satélite personalizando e autonamizando essas acções como através de estudos realizados no âmbito de teses de mestrado e doutoramento sob linhas dos temas inerentes à Plataforma. Esse novo conhecimento gerado será apresentado por diferentes vias, das mais convencionais e tradicionais às mais espontâneas e invulgares.

A matéria do Desenho é transformada no espaço laboratorial das actividades satélite com o intuito produzir conhecimento académico, levando-o a diferentes públicos, promovendo cultura cientifica para uma vasta comunidade. Utilizando diferentes linguagens, sejam elas de cariz tecnológico, cultural, artístico, social ou económico. Este movimento de dentro para fora procura criar um ciclo de propagação de um conhecimento visual, inerente às ferramentas do desenho e da sua interpretação, que visa obviamente um retorno, reforçando e exponenciando a relevância do Desenho dentro da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

O factor Colaborativo de contaminação será ainda explorado na Internacionalização e nas Parcerias a partir de uma visão sistémica, em que as malhas da rede a fundar (regional, nacional e internacional) que se encaixarão e articularão de forma progressiva, produzindo uma mecânica fundamental para uma futura auto-sustentabilidade do projecto.

Equipa

Conselho Académico