Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

Grupos de Investigação

CIAMH © AMH

Arquitectura e Modos de HabitarAMH

Arquitetura e Modos de Habitar (AMH) é um grupo de pesquisa dedicado à investigação, descoberta e aplicação de estratégias inovadoras em Arquitetura, com foco na compreensão dos fenómenos da produção e uso do espaço arquitetónico e sua interação com novos modos de Projetar, Construir e de Habitar.

Bairro de Casas Económicas em Mira-Sintra (Agualva-Cacém) © Tiago Casanova (Mapping Public Housing)

Atlas da CasaADC

Tal como o Atlas de Mercator, no século XVI, a finalidade do projecto de investigação desenvolvido pelo grupo ATLAS da CASA (AdC) é transformar uma realidade invisível em visível. A casa e seu projecto doméstico, por se tratarem de realizações e processos comuns na vida quotidiana, constituem um fenómeno extenso, na medida em que determina todo o espaço doméstico habitável, e complexo, sendo que, para a sua compreensão, impõe inter-relacionar múltiplos agentes de áreas tão diversas como a arquitectura, as ciências histórico-sociais, a geografia, a engenharia de materiais ou a tecnologia industria.

Restauro e reabilitação do Castelo de Abbiategrasso para sede municipal © Giorgio Grassi, 1970

Arquitetura: Teoria, Projeto, HistóriaATPH

Criado no âmbito da reorganização geral do CEAU em 2008, o grupo de investigação Arquitectura: Teoria, Projecto, História nasceu da crença de que só a complementaridade entre Teoria, Projecto e História permitem a construção de um ponto de vista informado sobre a Arquitectura. Neste sentido, propõe-se fazer uma investigação cuidadosa e abrangente que, pese embora parta de uma das modalidades disciplinares mencionadas, pressupõe sempre a presença das outras duas como reflexo ou desdobramento das problemáticas transversais que as intersectam e galvanizam, procurando, deste modo, captar a unicidade mutável do conhecimento da Arquitectura na sua evolução ao longo do tempo.

THE IDEA OF ÁLVARO SIZA: THE MUSEUM - SERRALVES © Mark Durden and João Leal December 2020

Arquitetura, Arte e ImagemAAI

 O objectivo geral do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) é o de, entre outras possibilidades, (re)pensar como pode o mundo da Imagem e das diversas ferramentas de representação, com especial incidência na Fotografia Contemporânea, ampliar a teoria e uma prática de arquitectura como instrumentos do pensamento e imaginação, bem como permitir outras leituras dos espaços das cidades e sua arquitetura, possibilitando identificar e dar visibilidade a novos âmbitos de acção política e intervenção urbana.São assim áreas de investigação de interesse para o grupo, em termos gerais, as da Arquitectura, Arte, e Imagem e, em termos específicos, a da Fotografia documental artística relacionada com arquitectura, cidade e território. Neste domínio, o AAI promove iniciativas de investigação, comunicação e reflexão crítica nas quais a Imagem está presente de forma significativa, integrando o desenho, a fotografia, o digital e outras expressões, métodos e instrumentos capazes de auxiliar a análise, o pensamento, as práticas, a teoria e imaginação arquitectónicas e urbana. Interessa ao AAI, especificamente, desenvolver e difundir trabalhos que reflectem e investigam através da fotografia – de forma crítica, exploratória e inovadora – as temáticas da arquitectura, cidade e território, tendo um entendimento abrangente da arquitectura enquanto disciplina capaz de integrar dimensões do planeamento urbano, sociais, económicas, políticas e técnicas refletidas nas suas práticas e corpo teórico.

Robotic Technologies for a Non-Standard Design and Construction in Architecture © DFL

Laboratório de Fabricação DigitalDFL

Fundado em 2013, o Laboratório de Fabricação Digital (DFL) é um Grupo de Investigação afiliado ao CEAU/FAUP, dedicado à investigação de tecnologias digitais de desenho e fabricação nos domínios do projecto e da construção. A importância de conduzir investigação nesta área reside no profundo impacto dessas tecnologias na disciplina, as quais expandiram exponencialmente o domínio do pensamento, representação e materialização do projecto, ao mesmo tempo em que revolucionaram as dinâmicas de fluxo de dados entre seres humanos, máquinas e o ambiente.

Modelo territorial, PERU Riba d'Ave Oliveira S. Mateus © MDT-CEAU, 2022

Morfologias e Dinâmicas do TerritórioMDT

O grupo Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) dá continuidade à investigação, liderada pelos seus principais investigadores que, desde a década de 1980, se dedica ao reconhecimento e compreensão dos materiais, processos e dinâmicas da urbanização extensiva contemporânea, posicionando-se na vanguarda da pesquisa internacional.

Restauro e Reabilitação do Castelo de Santa Maria da Feira, Francisco Barata Fernandes in memoriam © Clara Pimenta do Vale

Património da Arquitetura, da Cidade e do TerritórioPACT

O Grupo Património da Arquitectura, da Cidade e do Território (PACT) desenvolve investigação na área do património construído, desde antiguidade clássica até à contemporaneidade, em diferentes escalas e abordagens: da história da construção e da caracterização construtiva de edificios, tipificação de anomalias correntes, passando por projectos específicos de reabilitação de edifícios, à definição de metodologias gerais de intervenção em centros históricos, em áreas de expansão dos séculos XIX e XX ou ainda em unidades territoriais ou paisagísticas de valor patrimonial.

Mies Van der Rohe, Chicago Federal Center, Chicago, 1960-1974 © Siza Baroque 28.11.2022

Teoria e Práticas de ProjetoT2P

O grupo de investigação T2P desenvolve investigação no campo das relações entre a teoria e a prática de projecto na área disciplinar da Arquitectura. O seu objecto de estudo não tem uma delimitação geográfica rígida, mas privilegiará a investigação no âmbito da assim chamada Arquitectura Portuguesa (em Portugal e no mundo), sem excluir as arquitecturas e os arquitectos estrangeiros com afinidades arquitectónicas com a nossa própria forma de projectar. O objecto de estudo não tem uma delimitação cronológica rígida, mas privilegiará sempre a Arquitectura Contemporânea (no sentido do que se faz hoje e agora) ou, no caso dos estudos que incidam sobre arquitecturas do passado, na sua relação (enquanto História) com a Arquitectura hoje.