Casa Cor-de-Rosa © Carlos Albuquerque Castro, 2022

O centro visa promover a investigação artística, cientifica, tecnológica e interdisciplinar (em estreita relação com a Arte, a Engenharia, a Geografia, a História, a Filosofia e as Ciências Sociais e Humanas) nos domínios da arquitectura, construção, design, urbanística e áreas afins a partir de uma visão integrada da disciplina em estreita relação com a didáctica e as práticas de projecto de arquitectura e planeamento urbano da Escola do Porto.

O centro encontra-se sediado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em instalações próprias desenhada para o desenvolvimento de actividades de investigação avançada na área da arquitectura e urbanística. Possui salas-atelier para os grupos de investigação e respectivos projectos em curso, assim como para integrar investigadores individuais que desenvolvam acções de pesquisa em estreita correlação com a actividade do centro.

No total, o centro integra 187 investigadores, dos quais: 85 são investigadores integrados doutorados e 102 são investigadores colaboradores. A maioria dos investigadores não doutorados desenvolve a sua formação no Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP em relação estreita com o CEAU.

Ainda que o domínio de investigação original do CEAU seja a Arquitectura e o Urbanismo, o centro integra e recebe investigadores de outras áreas disciplinares, designadamente, a Antropologia, a Arqueologia, a Economia, a Engenharia, a Geografia, a História e a Sociologia.

O centro estrutura-se em oito grupos de investigação com a seguinte tematização: Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH); Arquitectura e Modos de Habitar (AMH); Atlas da Casa (AdC); Arquitectura, Arte e Imagem (AAI); Laboratório de Fabricação Digital (DFL); Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT); Património da Arquitectura, da Cidade e do Território (PACT); Teoria e Práticas de Projecto (T2P).

1/6Edifício Carlos Ramos © Carlos Alburquerque Castro

4150-564 Porto, Portugal

Serviços de Secretariado

Maria Rodrigues