Ricardo Fernandes dos Santos

Orcid ID
0009-0000-4450-6941
Grupos de Investigação
Arquitetura: Teoria, Projeto, História (100%)
Dedicação (Investigação)

Arquitetura

Doutoramento

"Arquitectura Portuguesa no Tempo Longo. Princípios de desenho e forma em igrejas de três naves"

Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal

Bolsa

Concluído

ARQUITECTURA PORTUGUESA NO TEMPO LONGO. PRINCÍPIOS DE DESENHO E FORMA EM IGREJAS DE TRÊS NAVES.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

SFRH/BD/64563/2009

Concluído

Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal ; Universidade do Porto Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

UID/AUR/00145/2019

Produções

Artigo em revista

Publicado

Um projecto transformado em processo. As operações SAAL: Arquitectura e Participação

Seara Nova, 1763: 12-15

SAAL para a Geringonça. Ponto de partida para um compromisso

Manifesto. Temas sociais e políticos, 2: 74-87

Capítulo de livro

Publicado

Arquitectura Portuguesa no JA. O debate disciplinar entre 1981 e 2008. Notas (im)precisas para uma leitura crítica

Revista de Arquitectura.: Arquivo(s) da Modernidade, Caleidoscópio, 1, 1: 142-169

Catálogo de exposição

"A experiência mais interessante é a operação SAAL". Filipe Lopes. Um arquitecto de Abril, in Políticas de Habitação em Lisboa. Da Monarquia à Democracia.

Drago, Ana; Santos, Ricardo

Livro

No prelo

Cidade Participada: Arquitectura e Democracia. Operações SAAL. Lisboa

Tinta-da-China

Drago, Ana; Santos, Ricardo

Lisboa , Portugal

Cidade Participada: Arquitectura e Democracia. Operações SAAL. Oeiras

Tinta-da-China

Lisboa , Portugal

Tese / Dissertação

Ricardo Fernandes dos Santos

handle: https://hdl.handle.net/10216/77018

Organização de evento

Organização do ciclo de conversas e visitas guiadas com o título O problema da Habitação. Olhar hoje para os bairros SAAL/Lisboa. Duas conversas e 4 visitas guiadas em torno dos bairros SAAL de Lisboa.

Coorganizador, Outro

Museu de Lisboa, Portugal

Participação na organização da exposição do Museu da Cidade, com o nome Políticas de Habitação em Lisboa. Da Monarquia à Democracia. Membro da Comissão Científica, responsável pelo núcleo da exposição dedicado ao programa SAAL, pela organização de visitas guiadas e pela organização da apresentação e debate em torno do documentário Habitat - um desafio, de Fernando de Lopes, com a participação de Gonçalo Antunes e Ana Drago.

Membro da Comissão Científica, Exposição

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal ; Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Participação em evento

Operações SAAL em Lisboa