Center for Studies in Architecture and Urbanism

CEAU

Center for Studies
in Architecture and Urbanism

Moinhos Vivos

Start Year

2025 (Em curso)

Duration

36 meses

Principal Investigator

Bruno Matos

Funding Entity

Promove - Projectos I&D Mobilizadores 2025
Fundação "La Caixa" | BPI
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

Funding Value

308.598,20 euros

Project Reference

LCF/TR/PL25/73020014

Proposing Institution

FAUP

Research Units

CEAU-FAUP

Collaborative Institutions

Associação BIOPÓLIS
EBM- Estação Biológica de Mértola
C.M. de Mértola

Resumo

O projeto “Moinhos Vivos” propõe-se a valorizar o património cultural e natural dos cursos de água do Baixo Guadiana, restabelecendo ligações ancestrais entre o património hidráulico tradicional e a conservação da biodiversidade fluvial. Focado nas ribeiras do Vascão, Foupana, Carreiras e Odeleite, o estudo aborda ecossistemas vulneráveis a eventos climáticos extremos, como secas e cheias, agravados pelas alterações climáticas. Serão analisadas as características técnicas e funcionais dos moinhos, avaliando o seu papel como refúgios de biodiversidade em períodos de stress climático. O projeto visa gerar conhecimento para desenvolver soluções integradas que promovam a conservação de espécies nativas vulneráveis, o controlo de espécies exóticas, a recuperação de património hidráulico abandonado e a valorização das paisagens culturais ribeirinhas. Dessa forma, reforça-se a ligação entre ciência, cultura e ambiente, assegurando a preservação ecológica e patrimonial dos rios.

(transcrição do projecto) 

O projeto é liderado pelo investigador R. Bruno Matos, integrado na equipa do BIOPOLIS-InBIO, um investigador doutorado em arquitetura, perfil património arquitetónico, com uma tese sobre as azenhas e açudes do baixo Ave. Na última década tem desenvolvido diversos estudos, publicações e atividades científicas sobre o tema do património molinológico, bem como projetos arquitetónicos de intervenção e obra de reabilitação do património molinológico no Noroeste de Portugal. Este investigador tem as competências para fazer integração das várias componentes do projeto, sendo crucial para promover o diálogo entre as componentes de ecologia e património.

Na área da ecologia, a equipa conta com investigadores muito experientes, integrados no BIOPOLISInBIO e/ou membros da EBM: o Diretor do BIOPOLIS-INBIO, Professor Catedrático Nuno Ferrand; o Investigador Coordenador Pedro Beja; o Investigador Auxiliar Manuel Lopes-Lima; o Professor Associado Paulo Célio Alves; e os investigadores juniores Filipa Martins e Miguel Porto. No seu conjunto, estes investigadores têm centenas de artigos científicos sobre biodiversidade e ecologia, vários deles resultantes de trabalho na região geográfica do projeto. A equipa tem também competência nos vários grupos taxonómicos estudados e nas técnicas avançadas de amostragem da biodiversidade. Destaca-se a experiência da equipa na área do DNA ambiental, o que constitui um dos elementos mais inovadores e uma mais-valia clara para o desenvolvimento de sistemas inovadores de monitorização da biodiversidade na região. Estes investigadores têm também vasto trabalho efetuado na ligação entre investigação e aplicação prática dos seus resultados, omeadamente na elaboração e implementação de estratégias e planos de conservação da sua biodiversidade.

Na área do património arquitetónico e molinológico, para além do PI Bruno Matos, temos um corpo de investigadores integrados no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, nomeadamente no grupo de investigação PACT – Património da Arquitectura da Cidade e do Território cujo coordenador é o Professor Catedrático Rui Póvoas que integra a equipa. O investigador Nuno Valentim, professor associado e doutorado pela FAUP, tem colaborado com o BIOPOLIS-INBIO na investigação e produção de conhecimento a partir dos cruzamentos disciplinares entre biologia, paisagem, arquitetura e Património.

(transcrição do projecto) 

Equipa

Nuno Ferrand
Pedro Beja
Manuel Lopes Lima
Paulo Célio Alves
Rui Póvoas
Nuno Valentim
Filipa Martins
Miguel Porto
R. Bruno Matos