Povoamento e Paisagem
As políticas de ocupação do território nos países do sul da Europa
Povoamento e Paisagem
Ano de Início
2012 (Em curso)
Duração
123 meses
Investigador Responsável
Co-Investigador Responsável
Daniela Ladiana
Dipartimento di Architettura, Università degli studi G. D'Annunzio Chieti-Pescara
Nuno Bigotte
Centro de Estudos da Universidade do Porto
Valor do Financiamento
40.000,00 euros (CEAU)
20.000,00 euros (outros centros de investigação, CNR e CSIC)
Instituição Proponente
CEAU
Instituições Parceiras
Dipartimento di Architettura dell'Università di Pescara
Dipartimento di Architettura e Studi Urbani del Politecnico di Milano
Facoltà di Ingegneria e Architettura dell Università degli Studi "Kore" di Enna
Instituto Universitario de Urbanistica de la Universidad de Valladolid
Resumo
Per conquistare un luogo, una città, un paesaggio, abbiamo bisogno che qualche Virgilio ci introduca, ci accompagni, ci aiuti, altri che come noi e prima di noi abbiano vissuto, interpretato amato quel luogo.
Vittorio Gregotti, Diciassette Lettere sull’architettura
A identificação dos elementos que detêm um valor reconhecido na configuração da identidade local é condição de base para a conceção de uma visão estratégica de potenciamento dos fatores endógenos que possam promover o desenvolvimento sustentável e equilibrado de um determinado território.
A produção de conhecimento deve ser estruturada também no âmbito de uma análise orientada para a identificação da multiplicidade de relações (laços) que cada elemento identificado estabelece com os outros, assim como o papel que tais relações assumem na configuração/ percepção da identidade local. Tal implica estender o foco de atenção de cada elemento aos processos que lhe dizem respeito e às múltiplas implicações que tenha com os outros elementos identitários.
Assim será possível incrementar o número de factores analisados a fim de alimentar o processo de formulação dos problemas, obtendo amplas observações a eles associados e portanto maiores garantias de conseguir concretizar o objectivo fundamental da criação de valor, determinando as condições de resistência ao desaparecimento/ transformação dos valores identitários do território e das condições de sustentabilidade desses valores, enquanto factores decisivos no relacionamento dos indivíduos com o território, dos lugares com a sua paisagem.
A percepção da paisagem como rosto visível de um território, para cada observador – seja ele habitante, estudioso ou visitante ocasional – é resultado da experiência que aquele tenha ao observá-lo, percorrê-lo, a qual depende do seu modo de se relacionar com o mundo que o rodeia e com o ambiente em que habita, seja ele doméstico ou público.
Um estudo orientado para determinar as políticas de garantia de permanência ou de incremento dos valores de um determinado âmbito territorial, confronta-se com a dificuldade de realizar uma leitura dos seus elementos e relações, sem ter em consideração as experiências de quem habita e transforma aqueles lugares.
Partindo da recriação do sentido de lugar para o indivíduo, e da sua leitura e interpretação, enquanto momento imprescindível da dimensão projectual, será possível construir a dimensão “invisível” dos laços que nos ligam a um território, a uma paisagem, a uma cultura imaterial.
Neste sentido uma equipa de estudo do CEAU tem vindo a procurar interpretar as políticas de colonização do território que têm sido aplicadas em Territórios Frágeis, nomeadamente as que procuraram fixar a população aos sítios. O objecto de estudo é então a acção do Estado na construção, remodelação e invenção de lugares com condições para o povoamento.
O objectivo será entender as políticas de povoamento enquanto geradoras de processos socioeconómicos e de formas de ocupação do território e de criação de núcleos familiares para a exploração agrícola (formas de fazer e formas feitas).
Esta linha de investigação enquadrada no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com coordenação de Rui Braz Afonso e participação do membro colaborador Nuno Bigotte Santos, é desenvolvida desde 2012 num quadro de colaboração internacional que inclui o Instituto Universitario de Urbanistica de Valladolid em Espanha e, em Itália, o Politecnico di Milano, o Departamento de Arquitetura de Pescara e a Universidade de Enna Kore.
Investigadores convidados
Daniela Ladiana
Dipartimento di Architettura dell’Università di Chieti-Pescara
Barbara Bogoni
Scuola AUIC - Architettura Urbanistica e Ingegneria delle Costruzioni del Politecnico di Milano.
Tiziana Basiricò
Università Enna Kore
Luis Santos y Ganges
Instituto Universitario de Urbanistica, Universidad de Valladolid
Produtos de Investigação
Rui Braz Afonso, Gregorio Vásquez Justel e Miguel Martin Hernandez (2023). Lugares em Perda. Restos y Rastros. Introdução de Juan Luis de las Rivas Sanz e Luís Viegas. Vol. 4 da coleção Landscape in Translation, p. 1-288, Porto:© Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, ISBN: 978-989-8527-40-0 (Texto em Português e Castelhano)
prólogo de João Ferrão
Rui Braz Afonso, Daniela Ladiana, Domingos Vaz (2022). Modo de Vida e Paisagem. Pequenos Centros Urbanos na Raya Seca. vol. 3, Coleção Landscape in Translation, p. 1-140, Porto:© Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, ISBN: 978-989-8527-44-8 (Texto em Português)
apresentação de Alexandra Gesta
Rui Braz Afonso ed. (2021). A transformação da paisagem e as políticas de aproveitamento agrícola do território: as experiências dos Países do Sul da Europa durante os Regimes Ditatoriais: Portugal, Itália e Espanha / The territory's landscape transformation and agricultural land use policies: the experiences of Southern European countries during their Dictatorial Regimes: Portugal, Italy and Spain. vol. 2 Coleção Landscape in Translation, p. 1-301, Porto:© Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, ISBN: 978-989-8527-41-7 ( Texto trilingue em português, espanhol e italiano com traduções em ingles)
apresentação de Giorgio Piccinato
Ladiana Daniela, Santos y Ganges Luis, Uccelli Vittorio, Brites João (2018). Povoamento, Paisagem e Modo de Habitar / Landscape, Settlement and Way of Life. vol. 1 Coleção Landscape in Translation, p. 1-116, Porto:© Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, ISBN: 978-989-8527-15-8 ( Texto trilingue em português, espanhol e italiano com traduções em ingles)
prefácio Rui Braz
Outras Edições
Angelucci Filippo, Braz Afonso Rui, Di Sivo Michele, Ladiana Daniela (2015), The Technological Design of Resilient Landscape / Il progetto tecnologico del paesaggio resiliente, Franco Angeli, Milano, ISBN:978-88-204-6264-2 ( Texto em italiano com traduções em ingles)
Filippo Angelucci, Rui Braz Afonso, Michele Di Sivo, Daniela Ladiana, Gerardo Massimi, Tiziana Massimi, Giorgio Pardi, Fernando Tammaro (2012). Conservare mantenere e valorizzare il paesaggio. Contributi di cultura tecnologica. Firenze: Alinea Editrice, ISBN: 978-88-6055-744-5 ( Texto em italiano)