Digital Architecture Representation and Communication

758 857,20 € (Total)
163.505.75,00 euros (FAUP)

Referência de Projeto

NORTE-07-0202-FEDER-005604. DARC- Digital Architecture Representation and Communication

Instituição Proponente

CEAU-FAUP

Instituições Parceiras

João Castro Ferreira Arquitectos, LDA

Né S. Design Unipessoal, Lda.

Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Resumo

O projeto DARC - Digital Architecture Representation and Communication pretende dar resposta a uma carência do mercado das Indústrias Criativas: de articulação das tecnologias digitais em banda larga e de podcasting com diversas estratégias de comunicação e de trabalho colaborativo nas áreas do projeto de arquitetura e urbanismo, design gráfico, web design, e do património, turismo cultural, entre outros.

Os objetivos do projeto DARC passam pois pela investigação e produção de um produto para (i) estruturação, representação, promoção e divulgação de diversos conteúdos dirigidos ao mercado das Industrias Criativas, do Ambiente e do Ordenamento do Território e do Turismo Cultural, e pela (ii) estruturação e partilha da informação assim como representação interactiva para trabalho colaborativo nas indústrias da Construção (Arquitetura e Urbanismo), no Design e no Ensino Universitário (ligado às artes).

No âmbito deste projeto em co-promoção (Ref. NORTE-07-0202-FEDER-005604), foi feito um levantamento exaustivo do tipo de plataformas ou suportes de informação utilizados no mercado do ensino para arquitetura e artes, aplicações de trabalho colaborativo tendo como objetivos gerais identificar e caracterizar as aplicações mais relevantes para esta vertente, analisando-as criticamente de forma a identificar as suas debilidades e mais-valias. Foi também incorporada nesta análise a articulação com outras vertentes no que diz respeito a operadores de gestão e trabalho colaborativo que pudessem ajudar a dar uma resposta mais eficaz para as aplicações de ensino para arquitetura e artes. Com base neste estudo, foi elaborada uma matriz de informação de referência para o desenvolvimento da aplicação DARC COLABORATIVO para esta vertente do ensino de arquitetura e artes, tendo sido concebidos questionários específicos para o DARC ENSINO DE ARQUITECTURA E ARTES, enviados através da internet a todas as instituições em Portugal com cursos de arquitetura, bem como a um grande número de cursos de arquitetura a nível internacional.

Equipa

Pedro Leão Neto (Investigador Responsável)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Lígia Ribeiro (Co-Investigador Responsável)

Sandra Patrícia Soares Santos

Rui Manuel Costa Almeida

Andrea Marisa de Pera Vieira

Sérgio Luís B. Bessa de Melo

Manuel Pinheiro Fernandes Sá

Rui Humberto Costa Fernandes Póvoas

Álvaro António Gomes Domingues

Maria Clara de Carvalho Pimenta do Vale

José Pedro Teixeira Matos
Área Funcional: Engenharia, Concepção e Projeto

João Carlos Castro Ferreira
João Carlos Castro Ferreira LDA

Helena Cristina Neto Henriques
João Carlos Castro Ferreira LDA

Maria da Conceição Vale de Andrade Gomes
Né S. Design Unipessoal, Lda.

Bolseiros contratados no âmbito do projeto

Bruno Miguel da Silva Carvalho Moreira

Marcelo Altieri