Provas Públicas de Doutoramento do Arquiteto Sérgio Dias da Silva O Programa das Casas Económicas do Estado Novo 1933-1974:

6 de novembro de 2023, 2.ª feira, 15h00, Sala Plana

As Provas Públicas de Doutoramento do Arquiteto Sérgio Dias da Silva realizam-se no dia 6 de novembro, 2.ª feira, às 15h00, na Sala Plana.

A Tese em apreciação intitula-se O Programa das Casas Económicas do Estado Novo 1933-1974: Casa e Cidade num Tempo Longo de Arquiteturas e Políticas de Habitação em Portugal.

Júri

Doutor Luís Celestino Mourão Soares Carneiro (Presidente)
Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor Nelson Jorge Amorim Mota
Professor Associado da Universidade Técnica de Delft, Países Baixos

Doutor Ricardo Manuel Pereira Finuras de Carvalho
Professor Associado da Universidade Autónoma de Lisboa

Doutor Eliseu Manuel Vieira Gonçalves
Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor Rui Jorge Garcia Ramos
Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Resumo

A duração e dimensão do Programa das Casas Económicas do Estado Novo (1933-1974), assim como a sua distribuição por todo o país, justificam os dois objetivos principais desta investigação - dimensionar devidamente o Programa e desenvolver uma revisão crítica em três escalas: do Estado, com a construção de uma nação centrada na família e na defesa da propriedade privada; da Cidade, da morfologia urbana e da hibridez de referências; e da Casa e da transformação moderna do espaço doméstico. O Programa foi frequentemente reduzido a uma visão parcial da sua ação mas a sua produção enquadra-se no contexto do desenvolvimento da arquitetura moderna em Portugal, a espaços servindo como laboratório de projeto e de gestão de construção à escala nacional. Com o Programa das Casas Económicas, mais do que uma imagem formal específica, o Estado Novo procurou a concretização de uma visão política específica de garantia da casa própria.
— Sérgio Dias da Silva

Orientador