Participação da FAUP no Project Rooms Ci.CLO Bienal'23 Fotografia do Porto

8 de fevereiro de 2024

Nuno Filipe Ferreira foi o artista seleccionado pelo docente Pedro Leão Neto da FAUP para integrar os Project Rooms em 2023, um projecto da Bienal Fotografia do Porto que apoia a criação de portefólios e promove encontros e oportunidades de networking entre artistas emergentes e profissionais das artes.

O trabalho de Nuno Filipe Ferreira, intitulado 'Fragmentos Metro Opo', parte da premissa de que a "cidade é um ser em constante mutação e agrega em si de uma malha de realidades que, habitando o mesmo espaço físico, fluem e se cruzam num permanente jogo de oposições ou complementaridades interdependentes". Como explica Nuno Filipe Ferreira, é "algo que se torna aparente através dos sistemas de transporte urbano tal como é o caso do sistema de metropolitano do Porto que funciona como um importante instrumento de transformação dos espaços urbanos ao mesmo tempo que é um organismo catalisador de novas dinâmicas e vivências."

Nuno Filipe Ferreira concluiu o Mestrado Integrado em Arquitectura na FAUP em 2023, com a dissertação ' Fragmentos: Perceção do Espaço através da Fotografia '.

Os artistas Catarina Braga, Nuno Ferreira, Mário Santos, Paulo Malafaya, Rita Queiroz e Rita Silva foram nomeados pelos docentes de fotografia das faculdades parceiras da Bienal Fotografia do Porto: Susana Lourenço Marques e José Carneiro (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto), Carlos Lobo (Escola das Artes Católica Porto), João Leal (ESMAD I Escola Superior de Media Artes e Design), Pedro Leão Neto (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto), Rogério Taveira (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), Rui Lourosa (Escola Superior Artistica Do Porto).

A Bienal Fotografia do Porto é organizada e produzida pela Ci.CLO e financiada pela Câmara Municipal do Porto e pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.