Investigador da FAUP vence Prémio de Excelência na Investigação Científica 2025
Prémio

Investigador da FAUP vence Prémio de Excelência na Investigação Científica 2025 Prémio
18 de março de 2025
O Investigador André Tavares, do CEAU, unidade de investigação sediada na FAUP, será distinguido, ex aequo com Miguel Carvalhais, com o Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto 2025 na área de Artes e Humanidades. Este prémio visa reconhecer e impulsionar o percurso científico de excelência de um investigador ou docente da Universidade, valorizando a sua contribuição para a criação de conhecimento e a produção científica.
O Júri do Prémio, constituído pelos vice-reitores Pedro Rodrigues e Fátima Vieira e pelos docentes José Paiva, José Varejão e Rui J. G. Ramos, deliberou atribuir ex aequo o Prémio de Excelência na Investigação Científica, na área de Artes e Humanidades, a ambos os investigadores, em reconhecimento aos seus esforços notáveis na produção científica, na angariação de financiamento e no desenvolvimento de atividades de investigação científica na Universidade do Porto.
Nesta edição, para além de André Tavares e Miguel Carvalhais, o galardão distinguirá os investigadores e docentes André Adélio Mendes, Fantina Tedim, Fernando Ferreira Santos e Paula Soares, nas seguintes áreas: Ciências da Saúde e da Vida; Ciências Exatas, da Engenharia e Tecnologias; e Ciências Sociais. Cada prémio, no valor de 7.500 euros, é patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, o parceiro bancário da U.Porto.
O Prémio será entregue durante a Sessão Solene do Dia da Universidade, que este ano se realiza na tarde de 24 de março, segunda-feira, no Edifício Histórico da Universidade (Reitoria).
Promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação da U.Porto, o Prémio de Excelência na Investigação Científica foi instituído em 2018 para afirmar a Universidade como um dos principais centros de investigação científica em Portugal.
Mais informações