Investigador da FAUP vence bolsa de investigação da FLAD Bolsa de Investigação

5 de fevereiro de 2024

João Almeida e Silva, estudante do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP e investigador no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, é um dos vencedores da mais recente edição do programa de bolsas R&D@USA, impulsionado pela FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

O investigador está a desenvolver, com o apoio da FCT, a sua tese de doutoramento, sob a orientação de Luís Martinho Urbano, professor na FAUP, na qual aborda as interferências entre Arquitectura e Publicidade.

Em concreto, a investigação em curso parte de uma análise da publicidade impressa nos periódicos portugueses de arquitectura e ‘lifestyle’, entre as décadas de 1920 e de 1980, e tem como caso de estudo central as "Casas da Eva", casas-anúncio, divulgadas e oferecidas, entre 1933 e 1971, na sequência do sorteio de Natal da revista feminina "Eva: Jornal da Mulher e do Lar".

O programa de bolsas R&D@USA, impulsionado pela FLAD, apoiará a sua integração na Princeton University, School of Architecture, como Visiting Student Research Collaborator, onde, sob supervisão de Beatriz Colomina, terá a oportunidade de, entre outras, estudar metodologias pioneiras no campo do estudo dos media e sua relação com a arquitectura e espaço doméstico.

Paralelamente, no âmbito das actividades do Program in Media and Modernity daquela universidade, João Almeida e Silva terá igualmente a oportunidade de discutir e comparar a investigação em curso com investigações similares, enquadrando um fenómeno português no contexto internacional e, prevê-se, abrindo novas perspectivas para a formulação das conclusões da tese.

noticias.up.pt