FAUP participa em projeto europeu KA2-Erasmus+ 'CROP - Creativity Rises Opportunities for Partnerships' Projeto Erasmus+

A FAUP participa no projeto Erasmus+ - KA2 (Cooperação entre organizações e instituições) 'CROP - Creativity Rises Opportunities for Partnership', financiado pela União Europeia (2023-1-IT02-KA220-HED-000157758), que pretende introduzir práticas inovadoras de aprendizagem entre pares nas instituições de ensino superior - estudantes, pessoal académico e actores da CCI. Da iniciativa podem surgir oportunidades de colocação profissional e de auto-empreendedorismo, promovendo, deste modo, o desenvolvimento de redes comunitárias.

O projeto, que teve início em novembro de 2023 e prolonga-se até outubro de 2025, é coordenado pelo consórcio Materahub (Itália) e integra, para além da FAUP, a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Your Science Edu (Itália) e a XAMK - South Eastern Finland University of Applied Science (Finlândia).

Espera-se o desenvolvimento de um mestrado profissionalizante para dotar os estudantes licenciados em disciplinas de A&H de conhecimentos teóricos e competências práticas para aumentar a criatividade em contextos reais, promovendo oportunidades de estágio, colocação profissional e auto-empreendedorismo.

O projeto prevê também a implementação de processos participativos e colaborações com as partes interessadas dos territórios onde as duas universidades parceiras estão localizadas, Portugal e Finlândia.

A FAUP e a XAMK- South Eastern Finland University of Applied Science  são responsáveis pela execução do Work Package 3 do Projecto - desenvolvimento e realização do Mestrado, com o financiamento atribuído de 74 mil euros.

A coordenação do projeto na FAUP é assegurada por Carlos Nuno Lacerda Lopes.