Docentes e antigos estudantes da FAUP distinguidos nos Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA
Prémio
Docentes e antigos estudantes da FAUP distinguidos nos Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA Prémio
25 de junho de 2024
O Prémio FORMA — categoria Equipamento Coletivo foi atribuído ao projeto 'Estrutura Residencial para pessoas Idosas' da autoria de Nuno Valentim, docente e antigo estudante da FAUP, e Frederico Eça, também ele diplomado pela FAUP. Já a Menção especial Carreira distinguiu o trabalho ímpar do arquiteto Álvaro Siza, professor catedrático convidado da FAUP até 2003.
Foram ainda atribuídos prémios a projetos de antigos estudantes da FAUP: na categoria Habitação Coletiva foi premiado o edifício 'Hoso' da autoria de Julião Pinto Leite dos OODA; na categoria Jovens Emergentes foi premiada a 'Casa em Ancede' da autoria de Maria João Rebelo do Atelier Local; e na Menção Especial Ensino, foi distinguido o trabalho desenvolvido por Pedro Bandeira.
O Júri nas categorias Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva e Equipamento Coletivo foi constituído por Sara Pelicano, Ricardo Bak Gordon, Pedro Matos Gameiro, Graça Correia e Rita Almada Negreiros. Nas categorias Espaço Público, Reabilitação Arquitetónica e Jovens Emergentes, o Júri foi composto por Rui Didier, Teresa Belo Rodeia, João Rapagão, Pedro Campos Costa e Maria Souto de Moura - nas últimas duas categorias.
Atribuídos pela plataforma de arquitetura IF – Ideas Forward, os Prémios FORMA pretendem distinguir e promover o trabalho de arquitetos que contribuam para a criação e inovação na construção, para a qualidade na arquitetura e a valorização da paisagem e, consequentemente, para a qualidade de vida dos cidadãos.
Destinam-se a reconhecer obras de nova construção em todo o território de Portugal que se destaquem pela sua qualidade e singularidade. São atribuídos em seis categorias diferentes, sendo uma delas destinada a jovens arquitectos com idade até 40 anos.
As obras premiadas devem exemplificar a qualidade arquitectónica, integrar-se de forma harmoniosa com a sua envolvente e paisagem, respeitar os valores identitários existentes e considerar a sustentabilidade da construção, a eficiência energética e as questões ambientais.
A cerimónia de entrega dos prémios, que nesta 2.ª edição recebeu 137 candidaturas para as 6 categorias a concurso, realizou-se a 18 de maio de 2024, no Auditório do Museu Serralves.
Mais informações