Álvaro Siza distinguido com Prémio Extraordinário e Livro 'Novo / Antigo - Fernando Távora Obras' recebe Menção Honrosa
Prémio
Álvaro Siza distinguido com Prémio Extraordinário e Livro 'Novo / Antigo - Fernando Távora Obras' recebe Menção Honrosa Prémio
26 de junho de 2024
Álvaro Siza foi distinguido com o Prémio Extraordinário pelo conjunto do seu percurso profissional nos Prémios FAD, atribuído pela primeira vez este ano.
Na categoria Pensamento e Crítica 2024, o Livro 'Novo / Antigo – Fernando Távora Obras' com edição de Teresa Cunha Ferreira, David Ordóñez Castañón, Eleonora Fantini e publicado pela FAUP, Fundação Marques da Silva e Edições Afrontamento, foi distinguido com uma Menção Honrosa.
O júri, presidido por Javier Fernández Contreras e composto por Marta Poch e Roger Subirà, sublinha que a publicação "destaca-se pela utilização do desenho como ferramenta crítica e de investigação que enriquece o discurso global apresentado no livro", constituindo "uma excelente abordagem à obra de um dos mestres da arquitetura portuguesa, oferecendo novas perspectivas de compreensão da sua abordagem à arquitetura através de um conjunto de projetos de intervenção no património arquitetónico, em muitos casos pouco publicados".
Profusamente ilustrado com fotografias, plantas, alçados e cortes, o livro reúne textos dos coordenadores - Rui Fernandes Póvoas; José Bernardo Távora, José Miguel Rodrigues e Andrea Ugolini -, e sistematiza a investigação realizada sobre 14 obras de Fernando Távora realizada por Teresa Cunha Ferreira, David Ordoñez Castañon e Eleonora Fantini, com o contributo de Maria Milano e Fernando Cerqueira Barros.
'Novo / Antigo – Fernando Távora Obras', em conjunto com o Livro 'Fernando Távora: Conversas', enquadra-se no projeto editorial Novo/Antigo sobre a temática da intervenção contemporânea no património construído. Propõem introduzir uma narrativa crítica do processo de projeto e de obra, que possa vir a constituir pedagogia para o ensino e prática profissional dos arquitetos. As publicações resultam de uma parceria estabelecida entre a FAUP, a Fundação Marques da Silva e as Edições Afrontamento.
O projeto editorial Novo/Antigo, integrado na Cátedra UNESCO Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto, tem início com Fernando Távora (1923-2005), assenta na premissa de coerência conceptual e metodológica do arquiteto portuense na intervenção em contexto patrimonial em Portugal.
Ainda no âmbito dos Prémios FAD, destacam-se nas Edições Selecionadas, os Livros 'Manuel Botelho: Obra e projecto 1980-2008', editado por António Neves, Bruno Baldaia e Carlos Maia, com o apoio da FAUP; 'Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura' com autoria de Nuno Grande, prefácio de Joana Couceiro e design de Ana Resende, ambos publicados pela editora Circo de Ideias; e 'Paisaje pintoresco y entornos adecuados' da autoria de Eliana Sousa Santos, editado por Ediciones Asimétricas / Iniciativa Digital Politécnica Universitat Politècnica de Catalunya.
O Prémio FAD foi criado em 1958 pela ARQUIN-FAD. Asociación Interdisciplinaria de Diseño del Espacio e distingue os melhores projetos de arquitetura e design de interiores da Península Ibérica. Nesta edição, foram recebidas 53 candidaturas ao Prémio FAD de Pensamento e Crítica 2024.
Mais informações