Unidade de Formação Contínua 'Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto' Candidaturas

Candidaturas online: 10 a 21 de julho de 2023

Docentes responsáveis

Teresa Cunha Ferreira (FAUP), Teresa Portela Marques (FCUP), Maria Leonor Botelho (FLUP), Xavier Romão (FEUP)

A unidade de formação 'Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto' irá decorrer na FAUP e integra-se na Cátedra UNESCO 'Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto'.

A formação propõe promover a interdisciplinaridade entre diversas áreas de trabalho –Arquitetura, Arquitetura Paisagista, História da Arte e Engenharia Civil – fundamental para uma compreensão do conceito de património numa aceção contemporânea e alargada (construído e natural, material e imaterial), e enquanto vetor para o desenvolvimento qualificado e sustentável das cidades, das paisagens e do território.

A unidade terá a participação de convidados nacionais e internacionais, proporcionando aos estudantes o contacto com problemáticas reais e externas à Universidade.

Objetivos

Sensibilizar para a importância do caráter multidisciplinar do estudo do património.

Adquirir conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas contemporâneas de intervenção no construído e na paisagem.

Aprofundar conhecimentos sobre gestão, reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.

Desenvolver competências no domínio do projeto de arquitetura e da paisagem, envolvendo a relação entre investigação e sua fundamentação teórica com a conceção do projeto.

Adquirir conhecimentos sobre a história do desenho das paisagens e sobre a gestão de paisagens culturais.

Desenvolver competências de pesquisa, análise e interpretação de fontes (documentais, cartográficas, iconográficas, desenhadas, inquéritos, etc.).

Analisar criticamente as cartas e convenções internacionais, a legislação portuguesa e suas aplicações.

Definir e interpretar os conceitos fundamentais da temática da análise e gestão de riscos.

Conteúdos programáticos

A unidade de formação propõe uma abordagem crítica aos conceitos de património e de paisagem, incluindo os seus fundamentos históricos e teóricos, as ferramentas metodológicas e de projeto, e os instrumentos de salvaguarda e gestão. Deste modo, pretende-se aprofundar o conhecimento no âmbito da intervenção contemporânea no património e na paisagem,, enquanto estratégia de suporte identitário de memória coletiva e fator de desenvolvimento qualificado e sustentável, integrando o entendimento das suas múltiplas estratigrafias e agentes.

A formação estrutura-se nas seguintes linhas programáticas:

Património Arquitetónico e Urbano
_ Património: evolução do conceito e significados contemporâneos.
_ Teorias e práticas de intervenção no construído. Exemplos nacionais e internacionais.
_ Metodologias e ferramentas de caraterização, diagnóstico e projeto.
_ Intervenção física (reabilitação, manutenção, valorização) e Estratégias de participação comunidades.

Paisagem Cultural
_ Conceito de Paisagem e de Paisagens Cultural. Evolução e reflexões contemporâneas.
_ Interpretação e apresentação de paisagens culturais. Exemplos de conservação e recuperação.
_ Planos de gestão e salvaguarda.

Gestão do Património
_ Pesquisa, reconhecimento e interpretação das fontes.
_ Organismos, cartas, recomendações e legislação. Contexto nacional e internacional.
_ Comunicação, educação e divulgação do património.

Análise e Gestão de Riscos
_ Análise e gestão de riscos em património edificado. Orientações para a elaboração de um plano de gestão de riscos.
_ A prevenção como ferramenta de gestão de riscos em património edificado.
_ Recomendações para a inspeção, diagnóstico e intervenção estrutural.

A metodologia de avaliação apoia-se na frequência e participação nas aulas, assim como no trabalho colaborativo em grupos orientado para a elaboração de contributos para a gestão, análise e projeto numa área de valor patrimonial e paisagístico na Cidade do Porto.

Certificação

Creditável como unidade curricular de opção U. Porto (MIARQ-FAUP ou outros cursos de 2º ciclo), unidade curricular singular (suplemento ao diploma) ou unidade de formação contínua/ curso livre (3 ECTS).

Carga horária – 3h semanais (pontualmente a periodicidade poderá ser quinzenal)

Horário – a indicar

Regime – presencial (poderá haver sessões por videoconferência)

Língua(s) – poderá ser lecionado em inglês

Propinas – Estudantes UP 25€, Alumni 50€, Externos 75€

Público-alvo

A formação destina-se a estudantes da U.Porto de diferentes áreas disciplinares (Arquitetura, História de Arte, Arquitetura Paisagista, Engenharias, e áreas afins), estudantes de mobilidade, alumni, ou outros interessados externos à U.Porto.