U.Porto Alumni Little Books, Arquitetura, Arte e Utopia Apresentação da coleção

A sessão de apresentação da coleção U.Porto Alumni Little Books - Arquitetura, Arte e Utopia, com a chancela da U.Porto Press e scopio Editions, realiza-se no dia 26 de junho, às 18h00, na Casa Comum - Reitoria da U.Porto.

A abertura da mesa-redonda está a cargo de Fátima Vieira (Vice-Reitora da U. Porto - Cultura, Museus e U.Porto Press), seguindo-se a apresentação da coleção por parte de Pedro Leão Neto (FAUP) e intervenções dos editores: José Carneiro (FBAUP/i2ADS); Mário Mesquita (FAUP; FBAUP/i2ADS); Olívia Pestana (FLUP/CITCEM) e José Maria Lopes (FAUP/CEAU; FBAUP/i2ADS).

A sessão conta com a presença dos primeiros alumni da Universidade do Porto publicados na coleção U.Porto Alumni Little Books da série Arquitetura, Arte e Utopia, nomeadamente Chloé Darmon, Diana Aires Senra, Pedro Gonçalves de Barros e Raquel Lagoa.

A mesa-redonda e debate que se seguirá tem como objetivo criar um espaço editorial capaz de dar visibilidade à investigação desenvolvida por antigos estudantes da Universidade do Porto no âmbito das suas dissertações de mestrado.

Sobre a coleção U.Porto Alumni Little Books

A coleção U.PortoAlumni Little Books- Arquitetura, Arte e Utopia é uma iniciativa do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, com coordenação conjunta das Faculdades de Arquitectura, Belas Artes e Letras da U.Porto. Tem a chancela dupla da U. Porto Press e scopio Editions.

A comissão científica é composta pelo CEAU/FAUP, CETAPS/FLUP/FCSHUNL, CITCEM/FLUP e FBAUP/i2ADS, e a coordenação editorial integra um membro permanente das Faculdades de Arquitectura, Letras e Belas Artes da U.Porto, responsáveis pela seleção anual dos editores convidados.

A coleção tem como objetivo a publicação de livros de bolso a partir dos trabalhos de estudantes das Unidades Orgânicas da U.Porto selecionados pela qualidade da dissertação e proximidade às áreas de Arquitetura, Arte e Utopia.

Os primeiros 'pequenos livros' são de estudantes finalistas da FAUP e em breve serão lançados novas publicações de estudantes da FLUP e FBAUP. Os livros são disponibilizados nas diversas bibliotecas da U.Porto, tendo como suporte privilegiado de divulgação os formatos digitais, e são mote para a realização de diferentes iniciativas como palestras e debates em torno dos temas desenvolvidos.