Seminário 2E da opção de estudos E do PDA
Seminário
Seminário 2E da opção de estudos E do PDA Seminário
O seminário 2E da opção de estudos E do PDA da FAUP, este ano contará com 3 sessões, com arquitectos convidados do País vizinho, cuja carreira e produção se tornou de grande relevância internacional, nomeadamente nas questões ligadas à teoria e à prática do Projecto:
19 de abril (sexta feira) 10h00 (am) CCR
Iñaki Abalos, foi com Juan Herreros, fundador do célebre gabinete de arquitectura de Madrid, Abalos & Herreros, cuja produção foi amplamente influente entre os anos de 1984 e 2006, encontrando-se o respectivo arquivo, depositado no CCA em Montreal, no Canadá.
A partir do ano de 2006, fundou com a sua parceira Renata Sentkiewicz, o gabinete de arquitectura internacional , Abalos+Sentkiewicz, com escritórios em Madrid, Boston e Shangai.
Autor das influentes publicações teóricas, "A Boa Vida, visita guiada ás casas da Modernidade” (ed. GG) ou mais recentemente “Absolute Beginners” (Park Books), entre muitas outras, a sua voz teórica acompanha com grande originalidade, a sua prática de projecto.
É professor na ETSAM (Madrid), tendo sido, entre 2013 e 2016, nomeado director do GSD em Harvard, onde mantém diversa actividade pedagógica e cultural.
17 de Maio (sexta feira) 10h00 (am) CCR
Moisés Puente, é desde o seu inicio, o editor principal, da prestigiada revista monográfica 2G, nas primeiras décadas, publicada pela editora da Catalunha, Gustavo Gilli (GG) e nos mais recentes tempos, pela editora germânica, Walther Konig Verlag.
Recentemente fundou a Puente Editores, cujas cuidadas e selectivas colecções, se dedicam á edição de textos teóricos, críticos e de imagem, de autores clássicos e de autores contemporâneos, nomeadamente de arquitectos relevantes da prática actual, cuja produção teórica encontram neste contexto, uma possibilidade de divulgação e conhecimento de grande excelência e rigor.
24 de Maio (sexta feria) 10h00 (am) CCR
Elias Torres, é um reconhecido arquitecto que juntamente com José Antonio Martinez Lapeña, desenvolve no seu gabinete, fundado em 1968, em Barcelona, uma vasta e longa prática profissional de grande qualidade e maior reconhecimento critico. Dedicando especial atenção á questão do espaço público, destaca-se, entre muitas outras obras, a visionária Pérgola Fotovoltaica do Fórum de 2004, em Barcelona.
É o autor do icónico livro Luz Cenital, edição consequente da seu trabalho de doutoramento em arquitectura, com prefácio de celebração da tese, redigido pelo arquitecto Rafael Moneo, cuja tradução e publicação já foi realizada em diversas línguas.
Fez a sua carreira académica como professor na ETSAB (Barcelona) e entre os anos 1980 e 2000 lecionou em universidades dos EUA, nomeadamente na UCLA (LA) e no GSD em Harvard.