Revista científica scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem Chamada Volume 0 'Utopia'Apresentação pública

A apresentação pública da revista científica scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem, realiza-se no dia 5 de junho, às 18h00, na Casa Comum - Reitoria da U.Porto.

A revista é uma iniciativa do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, em colaboração com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (i2ADS/FBAUP) e o Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS/FLUP/NOVAFCSH). Tem a chancela dupla da U. Porto Press e scopio Editions.

A sessão contará com a abertura oficial da Chamada Aberta dedicada ao tema 'Utopia' do Volume 1 e o lançamento da edição especial scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem Volume 0.

O programa do evento integra uma mesa redonda cuja abertura estará a cargo de Fátima Vieira (Vice-reitora da U. Porto), seguindo-se a apresentação da revista científica por parte do seu diretor Pedro Leão Neto (FAUP) e intervenções dos editores da revista: David Viana (CEAU/FAUP - UPT); Isa Clara Neves (CES/CEAU/FAUP); José Carneiro (FBAUP/i2ADS); Maria Neto (CEAU/FAUP - UBI); Mário Mesquita (FAUP/FBAUP/i2ADS); e Miguel Leal (FBAUP/i2ADS). O debate que se segue, moderado por Fátima Vieira, terá como mote a edição especial scopio Magazine AAI N.º 0.

A sessão conta ainda com a presença dos autores convidados para este Volume 1 da scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia, nomeadamente Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP), José Carlos Mota (DCSPT) e Sofia Marques da Silva (CIIE/FPCEUP).

© AAI

Sobre a revista

Ascopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagemé uma publicação científica internacional de acesso aberto, anual e com revisão por pares. Constituída por uma equipa interdisciplinar nos seus Conselhos Editorial e Científico, a publicação periódica encarna um espaço dinâmico de informação centrado na divulgação das áreas de estudo relacionadas com Arquitetura, Arte e Imagem, sendo estas temáticas compreendidas de uma forma abrangente e interdisciplinar, integrando diversos centros de investigação.

A publicação física e online visa oferecer um texto crítico, exploratório e informativo capaz de atingir um público interdisciplinar, tornando-o acessível à análise e ao debate, nomeadamente para (re)pensar Arquitectura, Arte e Imagem na contemporaneidade. A revistascopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagemterá anualmente uma temática geral, estruturada em diferentes secções, permitindo aos leitores viajar entre os mundos da Arquitetura, da Arte e da Imagem através de múltiplas perspetivas e focos temáticos.

Chamada aberta | Volume 1 'Utopia'

Os autores interessados podem submeter propostas, a partir de 5 de junho, para o 1.º volume da revistascopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem dedicado ao tema 'Utopia':

- revelem o potencial da Imagem como meio capaz de cruzar e deslocar fronteiras entre diversas áreas temáticas, nomeadamente as da Arquitetura e da Arte;

- sejam inspirados por noções amplas de criatividade, inovação e cibernética como formas de impulsionar processos de co-evolução social e institucional;

- explorem o potencial do mundo da Utopia e da Imagem para questionar e abordar, de forma inventiva, problemas transversais que afetem a Arquitetura, a Arte e a Imagem. Estando embora receptivos ao acolhimento de trabalhos individuais, incentivamos à criação de equipas multidisciplinares.

Datas importantes

até 1 de setembro de 2023 Prazo de entrega do resumo

dezembro de 2023 Data de publicação

Submissão de propostas

Para submeter a sua proposta, os autores têm de se registar na plataforma scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem e submeter através desta plataforma o artigo teórico (entre 3000 a 6000 palavras) ou o ensaio visual (entre 6 a 8 páginas, mais texto entre 500 a 1000 palavras) até ao dia 1 de setembro de 2023.

Processo de revisão

A Equipa Editorial submeterá os artigos teóricos a um processo cego de revisão por pares e os ensaios visuais a uma revisão pelos Editores e / ou um revisor. Os autores serão informados dos resultados da revisão em outubro de 2023. Artigos teóricos e ensaios visuais terão que ser editados seguindo comentários dos revisores até ao dia 1 de dezembro de 2023 de forma a poderem ser publicados na Revista scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem Vol. 1 | Utopia, o primeiro número deste ciclo.

scopiomagazine@arq.up.pt