Prova Pública de Doutoramento da Arquiteta Sandra Brito Pensar a intervenção contemporânea no território de Braga.
Do estudo das permanências: mediação coespacialidade e justa-distância

29 de novembro de 2023, 4.ª feira, 15h00, Sala Plana

A Prova Pública de Doutoramento da Arquiteta Sandra Brito realizam-se no dia 29 de novembro, 4.ª feira, às 15h00, na Sala Plana.

A Tese em apreciação intitula-se Pensar a intervenção contemporânea no território de Braga. Do estudo das permanências: mediação coespacialidade e justa-distância.

Júri

Doutor Vítor Manuel Oliveira da Silva (Presidente)
Professor Associado com Agregação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor Miguel Sopas de Melo Bandeira
Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho

Doutor Paulo Alexandre Tormenta Pinto
Professor Catedrático do Instituto Universitário de Lisboa

Doutora Teresa Manuel Almeida Calix Augusto
Professora Auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutora Maria Madalena Ferreira Pinto da Silva
Professora Associada Aposentada da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Resumo

O reconhecimento sobre a condição histórica do território para o caso de Braga, ligada ao fenómeno das distintas adaptações aos contrastes geomorfológicos que caracterizam a região, fixa o ponto de partida para uma análise focada na valorização dos vínculos que desde sempre se estabeleceram com os atributos dos lugares.
A ideia de territorialidade que se coloca enquanto hipótese de uma ordem, alia-se a esta perspetiva de reconhecimento sobre um modo específico de organização do território, para compreender em que medida o estudo das permanências se pode constituir metodologicamente como um procedimento útil no âmbito das dinâmicas da intervenção.
A proposta progride por via da sistematização de três conceitos – mediação, coespacialidade e justa-distância, que se destacam pelo seu potencial de continuidade, na consubstanciação de uma ideia de vínculo que pode interessar à condição contemporânea do território. Na linha dos contributos que exploram aproximações entre o urbanismo, a arquitetura e a paisagem, a presente pesquisa procura abrir caminho a novas práticas de atuação mais inspiradas pelos grandes gestos fundadores da paisagem.
— Sandra Brito

Equipa de Orientação

Madalena Pinto da Silva, Marta Labastida [EAAD-UM], Helena Paula Abreu de Carvalho [ICS-UM]