Novo/Antigo: Escola do Porto Colóquio

Colóquio 'Novo/Antigo: Escola do Porto' integra-se no Projecto FCT 'Atlas do Projeto em Património: Contributos da Escola do Porto' (EXPL/ART-DAQ/1551/2021), coordenado por Teresa Cunha Ferreira e Rui Fernandes Póvoas, em curso no CEAU/FAUP.

O colóquio pretende pretende debater e disseminar práticas de intervenção no construído desenvolvidas por arquitetos diplomados pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), nos quais se reconhece um legado pedagógico para a prática profissional dos arquitetos.

O programa inclui a apresentação de práticas de projeto por Martin Boesch, Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez (Atelier 15), Pedro Ramalho, Adalberto Dias, João Mendes Ribeiro e Eduardo Souto de Moura.

Será também apresentado o projeto de investigação e o e-book 'Atlas do Projeto em Património: Contributos da Escola do Porto', editado por Teresa Cunha Ferreira, David Ordoñez-Castañon e Rui Fernandes Póvoas. Este propõe um olhar renovado sobre práticas de intervenção no construído, através de uma narrativa crítica do processo de projecto e obra (antes, durante e após a intervenção).

O Colóquio enquadra-se também na Cátedra UNESCO Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto e tem o apoio do Banco Santander e da Pretensa.

Mais informações sobre o projeto
Atlas do Projeto em Património: Contributos da Escola do Porto

heritageatlasporto.pt
(em construção)

Teresa Calix (FAUP)
João Carlos dos Santos (DGPC)
Conceição Melo (OASRN)

Novo/Antigo: práticas internacionais

José Miguel Rodrigues

Martin Boesch

Apresentação de projeto de investigação e e-book
Novo/Antigo: Escola do Porto

Gonçalo Canto Moniz, Mariana Correia

Teresa Cunha Ferreira
Rui Fernandes Póvoas
David Ordóñez Castañón

Pausa para almoço

Novo/Antigo: Escola do Porto

Jorge Figueira, Nuno Valentim

Alexandre Alves Costa & Sérgio Fernandez (Atelier 15)
Pedro Ramalho
Adalberto Dias
João Mendes Ribeiro

Coffee break

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado
e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.