Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

'Nenhum sítio é deserto. Piscina de Marés, Leça da Palmeira (1960-2021). Álvaro Siza' Exposição

31 de julho - 11 de dezembro de 2023, Átrio da Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa

Depois de ter inaugurado na FAUP, em maio de 2022, a exposição 'Nenhum sítio é deserto. Piscina de Marés, Leça da Palmeira (1960-2021). Álvaro Siza', com curadoria de Teresa Cunha Ferreira e Luís Urbano, está patente no Átrio da Biblioteca de Arte Gulbenkian, em Lisboa, de 31 de julho a 11 de dezembro de 2023.

Esta exposição ilustra as múltiplas vidas de uma das mais emblemáticas obras da arquitetura do século XX, reunindo desenhos, fotografias, vídeos, maquetas e objetos que permitem reconstituir uma narrativa crítica do processo de projeto, construção e reabilitação deste edifício projetado por Álvaro Siza e classificado como Monumento Nacional em 2011.

O complexo da Piscina de Leça da Palmeira, desenhado e construído entre 1960 e 2021, não foi concebido como um projeto único, mas sim resultado de consecutivas encomendas e revisões que foram ditando o crescimento paulatino do conjunto balnear, desde a edificação de um tanque de marés até à sua recente renovação e extensão para norte.

'Nenhum sítio é deserto' parte do célebre aforismo formulado por Álvaro Siza a propósito da multiplicidade de referências – naturais, topográficas, construídas, imateriais – que o arquiteto encontra no lugar e que servem de catalisador criativo do projeto.

Esta mostra apresenta o olhar de um conjunto de fotógrafos - Brigitte Fleck, Roberto Collovà, Giovanni Chiaramonte, Luís Ferreira Alves, Fernando Guerra, João Morgado, e Inês d’Orey -, sobre a Piscina de Marés. , bem como filmes da autoria dos curadores.

A iniciativa enquadra-se no projeto da FAUP financiado através da iniciativa 'Keeping It Modern' da Fundação Getty, e integrada na Cátedra UNESCO "Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto", atribuída à Universidade do Porto através da FAUP.

Na programação paralela da exposição, está prevista a realização de uma Visita Orientada com os curadores no dia 21 de setembro (mais informações em breve).

A exposição tem entrada livre e pode ser visitada até 11 de dezembro de 2023, das 10h00 às 18h00

Mais informações

gulbenkian.pt