Keeping It Modern - Conservação e Gestão de Património do Movimento Moderno Parceria FAUP e U.Minho
Colóquio

21 de setembro de 2023, 5.ª feira, 14h00
Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian
transmissão em direto

Numa parceria entre a FAUP e a Universidade do Minho, o colóquio Keeping It Modern: Conservação e Gestão de Património do Movimento Moderno ocorre no contexto das Exposições 'Nenhum Sítio é Deserto. Piscina de Marés (1960-2021). Álvaro Siza' e 'Estação Central da Beira, Moçambique (1957-1966)', patentes no Átrio da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e enquadradas em projetos financiados pela Fundação Getty, sediada em Los Angeles.

O colóquio pretende debater questões centrais no âmbito da conservação e gestão o património moderno, com o contributo direto de representantes e membros de instituições de prestígio neste campo como a Fundação Getty, a Fundação Le Corbusier, o World Monument Fund, o Docomomo, o ICOMOS International Scientific Committee of 20th Century Heritage (ISC20c), assim como as Universidades do Porto e do Minho.

O colóquio organiza-se em duas sessões: uma primeira dedicada à conservação e reúso do património moderno com a participação de oradores internacionais que irão apresentar casos concretos de projetos de cooperação e intervenção em obras emblemáticas da arquitetura moderna; a segunda sessão incidirá sobre os projetos financiados pela iniciativa Keeping It Modern da Fundação Getty para a Piscina de Marés (Matosinhos, Portugal) e Estação Central da Beira (Beira, Moçambique), desde a sua contextualização até à apresentação dos respetivos Planos de Gestão e Conservação.

Ao colóquio encerrará com um debate e uma visita às Exposições com os curadores.

Entrada livre.

14h00 | Sessão de abertura

Guilherme d’Oliveira Martins – Fundação Calouste Gulbenkian
Antoine Wilmering – Getty Foundation