Fernando Távora. Pensamento Livre Exposição

20 de outubro de 2023 - 3 de fevereiro de 2023, FIMS e FAUP

Fernando Távora. Pensamento Livre, apresentada de de 20 de outubro de 2023 a 3 de fevereiro de 2024, na Fundação Marques da Silva e na FAUP,é uma exposição sobre a vida e obra do Arquiteto Fernando Távora, com curadoria de Alexandre Alves Costa (coordenador), Ana Alves Costa, Jorge Figueira, José António Bandeirinha, Luís Martinho Urbano, Maria Manuel Oliveira.

A exposição destaca 7 obras que não só marcaram o percurso profissional mas a arquitetura portuguesa:
Mercado da Feira (1953/1959)
Casa de Ofir (1957/1958)
Pavilhão de Ténis da Quinta da Conceição, em Matosinhos (1956/1960)
Escola do Cedro, em Gaia (1957/1961)
Pousada de Santa Marinha da Costa, em Guimarães (1972/1985)
Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1993/2000)
Casa dos 24, antigos Paços do Concelho do Porto (1995/2003)

A exposição central é complementado por cinco temáticas com curadorias de cinco convidados:
Referências, Ana Tostões
Viagens, Sergio Fernandez
Tratados de Arquitetura, Domingos Tavares
Literatura Modernista, Celeste Natário
Aulas, Manuel Correia Fernandes _ Instalação na FAUP

A exposição será acompanhada por Catálogo, onde se publica uma nota interpretativa de críticos da nova geração sobre cada uma das obras sete obras expostas: Pedro Levi Bismarck; Pedro Baía; Carlos Machado e Moura; Eliana Sousa Santos; Bruno Gil; Beatriz Serrazina; e Joana Restivo, respetivamente.

Fernando Távora. Pensamento Livre é uma iniciativa da Fundação Marques da Silva e a ação central de Távora 100. Este programa comemorativo do Centenário de Fernando Távora constitui uma proposição comum da Ordem dos Arquitetos, da Fundação Marques da Silva e das três Escolas de Arquitetura onde se fez sentir a sua visão inovadora e, até, (re)fundacional, a Faculdade de Arquitectura da U. Porto, o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.

O programa Távora 100 conta com o apoio do Banco BPI; Fundação la Caixa; DST Group; Tintas Cin; e a Efapel. A Fundação Marques da Silva integra a RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Fernando Távora. Pensamento Livre | Aulas

A instalação do núcleo Aulas na FAUP integra os vídeos referentes às aulas de Teoria Geral da Organização do Espaço lecionados por Fernando Távora no ano letivo 1992.1993, e os desenhos executados pelo Professor durante as aulas desta disciplina nos anos letivos 1990.1991 e 1992.1993.

Curadoria | Manuel Correia Fernandes
Organização | Ana Alves Costa e Filipa de Castro Guerreiro