Experiência de Desenho Open House Porto 2023

26 de junho de 2023

Inscrições online

experienciadodesenho.arq.up.pt

A FAUP associa-se mais uma vez à Open House Porto, durante o fim de semana de 1 a 2 de julho de 2023, com a 8.ª edição da iniciativa 'Experiência do Desenho'. Convidam-se todos os estudantes, estudantes Erasmus ealumnida FAUP a participar nesta ação de desenho, desafiando cada participante a levar o desenho até ao público em alguns dos espaços selecionados do roteiro do Open House Porto.

Experiência do Desenho

A 'Experiência do Desenho' pretende divulgar e incentivar a formação em Arquitetura apoiada no exercício do desenho, uma das caraterísticas identitárias da chamada "Escola do Porto".

É uma atividade integrada no programa 'Caleidoscópio', um conjunto de atividades gratuitas produzidas em parceria com a Casa da Arquitectura durante o Open House Porto.Nesta atividade, os participantes tornam o exercício do desenho num lugar de encontro, motivo de contacto e criação de memória conjunta, através do gesto espontâneo da oferta do desenho realizado in situ a quem visita o roteiro de obras da Open House Porto que integram esta iniciativa.

Quem recebe um desenho é convidado a partilhar a digitalização do mesmo e um comentário sobre a experiência através do email da 'Experiência do Desenho' — exp.desenho@gmail.com — e das redes sociais.

A participação é livre e gratuita, sujeita a inscrição prévia e por ordem de chegada, através do formulário disponível na página do projecto: experienciadodesenho.arq.up.pt

Esta é uma iniciativa associada ao Open House Porto e à Casa da Arquitectura, promovida pela linha de investigação 'Colecção de Desenhos', desenvolvida no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) pelo Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH).

A 'Colecção de Desenhos' conta com a colaboração da UPdigital, Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Noémia Herdade Gomes
Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

Carlos Machado e Moura
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Rui Neto
Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

Filipa Ferreira

Susana Ribeiro

Mariana Maia Rocha

Gonçalo Guimarães
alumniFAUP

Ana Catarina Silva

Mariana Pinho

Bernardo Machado

Tommasino, Publicidade e Design|Lift

Apoios

Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT

Open House Porto 2023

A seleção dos espaços da edição 2023 do Open House Porto está a cargo dos curadores, arquitetosPedro Baía, docente convidado da FAUP, e Magda Seifert, membro do Conselho de Representantes da FAUP desde 2022, sob o tema dos 'novíssimos na arquitetura'.

Segundo os curadores, 'o tema é inspirado no texto de 1959 da autoria de Nuno Portas, intitulado 'A responsabilidade de uma novíssima geração no movimento moderno em Portugal', a partir do qual Portas se dirige aos 'arquitectos recém-chegados à actividade profissional', propondo 'o interrogar de uma novíssima geração, não só nas suas ideias e intenções, mas sobretudo nas suas obras.'

O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos.

Todas as visitas e atividades são como habitualmente gratuitas.

O Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

2023.openhouseporto.com