Aula aberta das UCs CAAD I, II e FACT "Complementaridades entre Teoria e Imagem (Fotografia e Desenho) na prática e disciplina da Arquitetura: Instrumentos de Indagação, Representação Crítica e Desígnio" com Eduardo FernandesCiclo Arquitectura, Arte e Imagem

Realiza-se na 3.ª feira, dia 18 de abril, às 14h30, na Sala do Janelão, integrada no ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem, a aula aberta 'Complementaridades entre Teoria e Imagem (Fotografia e Desenho) na prática e disciplina da Arquitetura: Instrumentos de Indagação, Representação Crítica e Desígnio' com o arquiteto Eduardo Fernandes, formado pela FAUP e professor na EAAD-UM, no âmbito das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia (CAAD I, II), do 1.º ciclo, e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território (FACT), do 2.º ciclo.

Na sessão, o autor convidado Eduardo Fernandes irá refletir sobre as complementaridades entre Teoria e Imagem (Desenho e a Fotografia) entendidos como instrumentos de Indagação, Representação Crítica e Desígnio para a prática e disciplina da Arquitetura.
Seão, também abordadas as temáticas da complementaridade entre a teoria e os dispositivos de desenho e fotografia no universo da Imagem e de como estes podem ampliar uma prática de arquitetura ou teoria como instrumentos do pensamento e imaginação. Serão, ainda, analisados diversos exemplos ligados quer à docência quer à investigação e prática em Arquitetura, de forma a evidenciar a sua importância e de como esta complementaridade pode ser explorada.

A aula é aberta a toda a comunidade académica estando, no entanto, especialmente dirigida para os alunos das unidades curriculares de CAAD I, II e de FACT.

Eduardo Fernandes nasceu no Porto, em 1966. Os três anos que passou, como estudante, no liceu Alexandre Herculano despertaram-lhe o gosto pela arquitetura e pela obra de José Marques da Silva. Ingressou na FAUPorto em 1985; pelas janelas do pavilhão Carlos Ramos, viu crescer o novo edifício da Faculdade e a admiração por Álvaro Siza. Durante a licenciatura, que concluiu em 1992, a sua formação ficou marcada pelas aulas de Fernando Távora, Sergio Fernandez, Alexandre Alves Costa, Nuno Portas, Manuel Mendes e Anni Gunther, entre outros. Após o curso, trabalhou como profissional liberal, desenhando diversos projetos como autor, coautor ou colaborador; colaborou igualmente com várias instituições: Centro de Estudos da FAUP, entro de Estudos Territoriais do ISCTE, FPUPorto e DPCultural da CMPorto. Voltou à FAUP em 1995, para frequentar o curso de Mestrado em Planeamento do Ambiente Urbano, que concluiu em 1998. Um novo regresso à FAUP, em 1999, marcou o início da sua carreira de docente, trabalhando (e aprendendo) com Manuel Botelho (MLAC, 2.o ano) e Domingos Tavares (HAM, 3.o ano). Em 2001 aceitou o convite para lecionar no Curso de Arquitetura da UMinho, onde prosseguiu a atividade académica até hoje, em diversas unidades curriculares da área da Teoria, da História e do Projeto. Recorda com saudades os mais de 1000 alunos que passaram pelas suas turmas. Ao longo da sua carreira, procurou sempre conciliar o prazer do desenho com a vontade de ensinar e escrever; tem vários textos publicados, que podem ser consultados no repositorium da Universidade do Minho.

Unidades curriculares

FACT e CAAD I | MIArq, em colaboração com o grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem do CEAU-FAUP

Pedro Leão Neto
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

18 de abril de 2023, 3.ª feira, 14h30-16h00

Sala do Janelão