Aula aberta das UCs CAAD I, II e FACT "Cidade informal: contributos de uma etnografia visual para um imaginário político expandido" com Ana Miriam RebeloCiclo Arquitectura, Arte e Imagem

A aula aberta 'Cidade informal: contributos de uma etnografia visual para um imaginário político expandido' com a investigadora e fotógrafa Ana Miriam Rebelo integra o integrada no ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem e realiza-se no dia 28 de março, às 14h30, no âmbito das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia (CAAD I, II), do 1.º ciclo, e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território (FACT), do 2.º ciclo,.

Na aula aberta, Ana Miriam Rebelo irá apresentar o projeto de investigação 'Visual and Semantic Identities of the City of Porto: an ascertainment of the contributions of informal dwelling', que incide sobre a arquitetura enquanto cultura visual e o seu papel discursivo no espaço público e no imaginário da cidade do Porto.

Através de uma abordagem etnográfica, Ana Miriam Rebelo investiga dimensões estéticas e políticas de processos de produção informal de espaços públicos. A fotografia é utilizada como ferramenta de documentação de modos de produção do espaço em desaparecimento e como instrumento discursivo para a articulação de contravisualidades ancoradas num repertório imagético expandido e local.

Na sequência desta apresentação, a investigadora irá dinamizar um workshop dirigido aos estudantes das unidades curriculares CAAD I e II, no qual se propõe um exercício coletivo de interpretação e mobilização de imagens do arquivo fotográfico da investigação. O workshop vai decorrer nos dias de aulas da unidade curricular: 11 de abril, 3.ª feira, e 14 de abril, 6.ª feira.

Os estudantes poderão formalizar a sua inscrição no workshop através do envio de e-mail para info.aai@arq.up.pt, com o assunto 'Inscrição | workshop com Ana Miriam Rebelo' e identificação do nome e número de estudante. As inscrições são limitadas.

A aula aberta e o workshop têm como objetivo ajudar a ampliar o potencial de exploração de diversos conceitos - Cidade informal, etnografia visual, imaginário político expandido, entre outros -, bem como diversas estratégias visuais e conceptuais - atlas de imagem, promenade architectural, collage, entre outras - que podem integrar o projeto que vão desenvolver através do dispositivo do livro neste 2.º semestre.

A aula é aberta a toda a comunidade académica estando, no entanto, especialmente dirigida para os alunos das unidades curriculares de CAAD I, II e de FACT.

Ana Miriam Rebelo é Mestre em Criação Artística Contemporânea, pela Universidade de Aveiro (2019). Licenciada em Artes Plásticas pela École d'Enseignement Supérieur d'Art de Bordeaux (2005). Bolseira de investigação doutoral em Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o projeto Visual and semantic identities of the city of Porto: an ascertainment of the contributions of informal dwelling (ID+/CEAU). Membro do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) e do Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo (CEAU). Colabora com o grupo de investigação Arquitetura Arte e Imagem (CEAU) em projetos de investigação e projetos editoriais. Foi docente e coordenadora do Curso Técnico de Fotografia do Instituto Multimédia. A sua produção artística e científica centra-se na construção, perceção e representação do espaço urbano, com ênfase nas dinâmicas de produção e utilização do espaço público e nos seus impactos sociais, estéticos e políticos.

Unidades curriculares

FACT e CAAD I | MIArq, em colaboração com o grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem do CEAU-FAUP

Pedro Leão Neto

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

28 de março de 2023, 3.ª feira, 14h30-16h00

Sala do Janelão