Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

Cerimónia de Atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa | Gonçalo Byrne Prémio

20 de novembro de 2024, 4.ª feira, 15h00, Auditório Fernando Távora

Por proposta da Faculdade de Arquitectura (FAUP), a Universidade do Porto vai atribuir, no dia 20 de novembro de 2024, o Doutoramento Honoris Causa ao Arquiteto Gonçalo Byrne, pela relevância da sua obra, da sua carreira docente (incluindo uma multiplicidade de colaborações com a FAUP), às numerosas distinções que obteve, bem como à sua ação enquanto Presidente da Ordem dos Arquitectos.

A cerimónia terá lugar no Auditório Fernando Távora da FAUP.

Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o padrinho de Gonçalo Byrne será o Professor Arquitecto Domingos Tavares, ficando a apresentação a cargo do Professor Doutor Luís Soares Carneiro (elogio do doutorando).

Gonçalo Byrne (Alcobaça, 1941) é formado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2004) e pela Università di Sassari (2012).
É fundador e diretor executivo do atelier de Arquitectura GONÇALO BYRNE Arquitectos, Lda., que compreende uma equipa multidisciplinar com níveis distintos de experiência na realização de projetos de arquitetura e planeamento urbano. Recentemente concluiu o seu mandato como Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos (2020-2022), tendo contribuído para os mais recentes debates em torno do problema da habitação, que sempre identificou como basilar na construção de cidade, e daqueles emergentes que a disciplina da arquitetura enfrenta actualmente.
Gonçalo Byrne é autor de uma obra extensa e diversa em termos de escala, programa e contexto, reconhecida, nacional e  internacionalmente, pela sua expressão arquitectónica, cultural e patrimonial.
O seu trabalho tem sido, amplamente, reconhecido e premiado, tendo recebido, entre outros, o Prémio A.I.C.A / S.E.C. (1998), a Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura de França (2000) e o Piranesi / Prix de Rome (2014). Em 1995, foi condecorado pelo Presidente da República Dr. Mário Soares com a Cruz de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2006, pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio com a Cruz de Grande-Oficial da Ordem de Santiago de Espada. Em 2024, é-lhe atribuída a Medalha da Cidade de Lisboa. Paralelamente, desenvolveu uma importante carreira como docente na área de Projeto de Arquitetura como Professor Convidado em várias Universidades. Integra, frequentemente, diversos júris de concursos e prémios.

Entrada livre sujeita à lotação da sala.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.