Aulas abertas da UC História da Arquitectura Moderna 'Bernini e a Ideia de Barroco 1' por José Miguel Rodrigues
'Borromini e a Ideia de Barroco 2' por Joana Couceiro

7 de março de 2024, 5.ª feira, 14h30 + 16h30
Inscrições até 4 de março de 2024

Realiza-se no Museu Nacional Soares dos Reis, no dia 7 de março, o ciclo de aulas abertas da unidade curricular História da Arquitectura Moderna:

'Bernini e a Ideia de Barroco 1'
Por José Miguel Rodrigues
7 de março 2024, 14h30

'Borromini e a Ideia de Barroco 2'
Por Joana Couceiro
7 de março 2024, 16h30
Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis

Francesco Borromini, pormenor de Sant´Agnese, Roma, 1653-1657 © Albertina Collection AZRom57

O barroco enquanto ideia pode ser melhor compreendido através de um díptico que confronta dois autores-arquitetos que nasceram, com um ano de diferença, na primeira dobra do dealbar do século barroco (XVI-XVII). A rivalidade e disputa entre ambos é histórica.

Este ciclo de duas aulas propõe-se retomar o que une estes dois adversários (que se respeitavam mutuamente) e cuja disputa ajudou ao desenvolvimento das respetivas expressões arquitetónicas individuais e, sobretudo, contribuiu para a mais espantosa reconstrução crítica da arquitetura clássica que o projeto Siza Barroco visa continuar.

José Miguel Rodrigues é arquiteto e professor catedrático na FAUP, onde leciona a disciplina de História da Arquitectura Moderna e, no âmbito do Programa de Doutoramento, Projecto de tese [perfil E]. É co-autor do projeto da Nova Aldeia da Luz (1995-2002). Desde 2011 desenvolve um projeto de tradução para português da obra escrita de Giorgio Grassi. Em 2013, publicou a tese de doutoramento 'O Mundo Ordenado e Acessível das Formas da Arquitectura' e em 2020 o livro 'Palladio e o Moderno', distinguido com o prémio FAD, pensamento e crítica (2021). Atualmente é director do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP (CEAU-FAUP) e coordenador do grupo de investigação T2P, sendo o Investigador Responsável do projeto Siza Barroco.
[Apresentação Pessoal e Áreas de Interesse]

Joana Couceiro é arquiteta, licenciada pelo DAarq/FCTUC (2005) e doutorada pela FAUP (2018). Foi colaboradora no aNC arquitectos e no atelier Pedra Líquida, sendo co-autora de obras já publicadas. É co-fundadora da editora de arquitetura Circo de Ideias (tendo integrado a equipa da direcção até 2018) e da Pechakucha Night Porto. A convite da Casa da Arquitectura, foi curadora do V Open House Porto, com o epíteto 'Vida Interior'. Entre 2013 e 2021 foi professora convidada de História da Arquitectura Moderna, na FAUP. Entre 2021 e 2023 foi investigadora na esad-idea e assistente de curadoria do programa de conferências das segunda e terceira edições da Porto Design Biennale. Atualmente é investigadora no CEAU, onde se encontra a desenvolver, enquanto Co-IR, o projecto Siza Barroco.
[Apresentação Pessoal e Áreas de Interesse]

Entrada mediante inscrição prévia e sujeita à lotação do auditório.
Inscrições até 04 de Março, através de envio de e-mail para info@sizabaroque.com
(em caso de lotação máxima, alunos matriculados na disciplina de HAM têm prioridade, devendo referir no e-mail o respectivo número de aluno)

Organização
Unidade curricular História da Arquitectura Moderna | MIArq, CEAU/projecto de investigação Siza Barroco e Museu Nacional Soares dos Reis
Docentes - José Miguel Rodrigues (Regente), Silvia Ramos, Mariana Sá e Ricardo Leitão

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.