Aula aberta Seminário de Investigação 2-C [PDA] "Perspetivas sobre a participação das crianças na construção da cidade comum" com Manuel Sarmento, Gabriela Trevisan, Mariana Martins de Carvalho e Frederico Moura e SáCiclo Conversas do Território #1, 2.ª edição

A aula aberta 'Perspetivas sobre a participação das crianças na construção da cidade comum. Metodologias de narração do espaço e do território com crianças', no âmbito da 2.ª edição do ciclo Conversas do Território, integrado na unidade curricular Seminário de Investigação 2, opção de estudos C 'Dinâmicas e Formas Urbanas' do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP, contará com a participação de:

Manuel Sarmento (sociólogo, professor U.Minho, membro do Conselho Superior do ProChild CoLAB);

Gabriela Trevisan (socióloga, investigadora do ProChild CoLAB);

Mariana Martins de Carvalho (arquiteta, doutorada em Arquitetura pela FAUP e investigadora do ProChild CoLAB);

Frederico Moura e Sá (urbanista, doutorado em Arquitetura pela FAUP, professor UA).

A percepção de que a crianças são munícipes - e, como tal, assim como os adultos têm o "direito à cidade" - tem vindo a promover novas perspetivas de trabalho nos domínios das políticas municipais, do urbanismo e da arquitetura, orientadas não apenas pela ideia da construção da "cidade das crianças" (citá dei bambini e cidade amiga das crianças), mas também pela defesa da participação das crianças na construção da cidade comum. Neste seminário serão apresentadas algumas dessas perspetivas, apoiadas quer na intervenção concreta no âmbito de projetos do ProChild Colab em curso em Guimarães quer na teorização da participação infantil no desenho urbano, a partir da investigação sociológica e dos estudos arquitetónicos e urbanísticos.

A sessão terá uma primeira parte destinada às apresentações dos convidados, seguida de debate entre todos os participantes.

A aula realiza-se presencialmente (com todos os convidados em sala), sendo também transmitida via zoom.

Manuel Sarmento, sociólogo, doutorado em Estudos da Criança, área de especialização em Estudos Socioeducativos. Agregação em Sociologia da Infância. Professor Visitante em várias universidades brasileiras e francesas. Membro do Conselho Superior do ProChild CoLAB. Foi diretor do mestrado em Estudos da Criança e do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança e do Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho. Foi membro do Conselho Nacional da Educação de Portugal (2005-2009).
Autor e/ou coautor de 17 livros e cerca de uma centena de artigos científicos sobre estudos sociais da infância publicados em várias línguas.
prochildcolab.pt/estrutura/manuel-sarmento

Gabriela Trevisan, socióloga, doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho e investigadora do ProChild CoLAB, especificamente associada às áreas estratégicas da Participação Social e Desenvolvimento&Educação.
prochildcolab.pt/equipa/gabriela-trevisan

Mariana Martins de Carvalho, arquiteta, doutorada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e investigadora do ProChild CoLAB, especificamente associada às áreas estratégicas da Participação Social e Desenvolvimento&Educação.
prochildcolab.pt/equipa/mariana-carvalho

Frederico Moura e Sá, urbanista, Doutor em Arquitectura (FAUP), Mestre em Planeamento do Território (UA) e Licenciado em Engenharia Civil, Opção de Planeamento do Território (FEUP). É Professor Auxiliar Convidado na UA e está envolvido em diversos projetos nas áreas do planeamento urbano e da mobilidade, da reabilitação urbana e da qualificação de espaços públicos. É sócio-gerente da empresa UEST desde 2017.
www.ua.pt

Unidade curricular

Seminário de Investigação 2, opção de estudos C - Dinâmicas e Formas Urbanas | PDA

Nuno Travasso
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Cristina Cavaco
Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

A sessão será proferida em português, sem tradução.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

18 de março de 2023, Sábado, 9h00-13h00

Sala CCR0.1