Aula aberta Seminário de Investigação 2-C PDA "Dados para que te quero!? Da analítica urbana à tomada de decisão" com Valter Ferreira, Jorge Gil, Francisco Caldeira e Aitor Varea OroCiclo Conversas do Território #4, 2.ª edição

A aula aberta 'Dados para que te quero!? Da analítica urbana à tomada de decisão', no âmbito da 2.ª edição do ciclo Conversas do Território, integrado na unidade curricular Seminário de Investigação 2, opção de estudos C 'Dinâmicas e Formas Urbanas' do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP, contará com a participação de:

Valter Ferreira (Lisboa Inteligente - Centro de Gestão e Inteligência Urbana da Câmara Municipal de Lisboa);

Jorge Gil (Director da Divisão de Planeamento e Desenho Urbano na Chalmers University of Technology);

Francisco Caldeira (Serviço de GeoInformação do INE);

Aitor Varea Oro (Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP).

A recolha, análise, modelação e representação dos dados espaciais assumem um papel cada vez mais relevante no conhecimento e planeamento do território. São centrais para um melhor conhecimento das características dos territórios, para a monitorização das suas dinâmicas de transformação e funcionamento das suas redes infra-estruturais, para o apoio ao debate público e à participação, para o suporte às decisões de planeamento, para a construção de novos instrumentos de regulação.

Nesta sessão vamos debater como é que a analítica urbana e os sistemas de informação geográfica estão a ser mobilizados para a produção de conhecimento, discurso e decisão, quer no meio académico, quer na administração pública.

A sessão terá uma primeira parte destinada às apresentações dos convidados, seguida de debate entre todos os participantes.

A aula realiza-se via zoom.

Unidade curricular

Seminário de Investigação 2, opção de estudos C - Dinâmicas e Formas Urbanas | PDA

Nuno Travasso
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Cristina Cavaco
Universidade de Lisboa

em colaboração com o grupo de investigação MDT - Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP e o grupo URBinLAB da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

A sessão será proferida em português, sem tradução.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.