Aula aberta das UCs CAAD I, II e FACT "Sobreposições entre o real e a ficção: a memória, a fotografia e a colagem enquanto instrumentos de pensar a cidade e a arquitetura" com Raquel LagoaCiclo Arquitectura, Arte e Imagem

Realiza-se na 3.ª feira, dia 14 de março, às 14h30, na Sala do Janelão, a aula aberta integrada no ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem e intitulada 'Sobreposições entre o real e a ficção: a memória, a fotografia e a colagem enquanto instrumentos de pensar a cidade e a arquitetura' com a arquiteta Raquel Lagoa, formada pela FAUP em 2021, no âmbito das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia (CAAD I, II), do 1.º ciclo, e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território (FACT), do 2.º ciclo.

Na sessão, Raquel Lagoa irá abordar a temática do pensamento através da imagem como motor de crítica da cidade e arquitetura, tendo como suporte a sua dissertação de mestrado 'Fragmentos de cidade, imagens de arquitetura, do espaço e da memória', Menção Especial do prémio Archiprix em 2022 e alvo de outras publicações da U.Porto, como Alumni little Books. Numa aproximação à condição experimental do atelier de arquitetura, o projeto apresentado ensaia um laboratório de fotografia onde se manipulam imagens e ideias que dão corpo a um exercício de autoria própria. Da casa para o mundo, do papel para o espaço público, exibem-se experiências fragmentárias, entre a teia de contradições do real, que refletem a exigência multidisciplinar de um projeto de arquitetura.

A aula é aberta a toda a comunidade académica estando, no entanto, especialmente dirigida para os alunos das unidades curriculares de CAAD I, II e de FACT.

Raquel Lagoa nasceu na Figueira da Foz, em 1996. É arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2021), tendo frequentado um semestre na Escola de Arquitetura de Belleville, em Paris (2019). Experiências que contaminaram, inevitavelmente, um percurso multidisciplinar entre a arquitetura, a fotografia e a literatura. Paralelamente ao desenho, a escrita revelou-se um instrumento de projeto tão válido quanto o desenho, tendo sido autora de vários artigos publicados em: Fundación Arquia Blog (Barcelona), Revista MA (Faup, Porto), Revista Nu (Darq, Coimbra), Scopio Editions (Porto) e Esad-idea (Porto). No trabalho de dissertação deu início a uma investigação que alia o raciocínio através da escrita à comunicação através da imagem, contribuindo para a construção de um discurso crítico que tem em vista a descodificação do enigma do real, onde arquitetura e cidade convergem através dos seus fragmentos.
Atualmente, trabalha como arquiteta no atelier Ricardo Bofill (RBTA), em Barcelona.

Unidades curriculares

FACT e CAAD I | MIArq, em colaboração com o grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem do CEAU-FAUP

Pedro Leão Neto
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

14 de março de 2023, 3.ª feira, 14h30-16h00

Sala do Janelão