Arquitectos de Família, 5.ª edição Workshop, Vila Nova de Foz Côa

O grupo Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa organizam a 5.ª edição do workshop 'Arquitectos de Família', coordenado e orientado por Aitor Varea Oro, Cynthia El-Dash, Teresa Calix (FAUP), e Ana Filipe (Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa).

O workshop decorre de 10 a 16 de setembro, em Vila Nova de Foz Côa, e de 18 a 22 de setembro na FAUP. É dirigido a estudantes finalistas (4.º e 5.º ano do MIArq) interessados em adquirir competências nas áreas da habitação com apoio público, da coesão territorial e da transição verde.

O trabalho a desenvolver servirá de base para a submissão de candidaturas ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência e dirigido às populações mais vulneráveis. O workshop antecipará um encontro a realizar em outubro de 2023 sobre a importância de pensar o desenvolvimento dos territórios de baixa intensidade e comunidades locais.

A inscrição é gratuita, limitada a 12 participantes, mediante inscrição prévia e por ordem de chegada até 17 de julho através do formulário de inscrição*(inclui viagem ida e volta Porto – Pocinho, alojamento no Centro de Alto Rendimento / Escola Agrícola - a confirmar - e refeições durante a estadia em Vila Nova de Foz Côa).

* o preenchimento do formulário obriga ao login prévio da conta de estudante up[NÚMERODEESTUDANTE]@up.pt – Exemplo: up20211234567@up.pt.

Conteúdos a abordar

— Indignidade habitacional, instrumentos de política de habitação e o desafio do interior. Das Estratégias Locais de Habitação aos desafios de coesão territorial no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
— O espaço da arquitetura na política de habitação. O conhecimento técnico especializado e o desafio de articular todos os intervenientes para viabilizar a prática da arquitetura em situações de exclusão.
— A Estratégia Local de Habitação de Vila Nova de Foz Côa. Problemas identificados, soluções habitacionais previstas e dificuldades de operacionalização: uma leitura a partir do município.
— Orientações técnicas para a definição dos projetos. Projetar com o clima, dialogar com a envolvente urbana, valorizar a herança patrimonial, representar e quantificar as soluções a financiar.

Inscrições até 17 de julho de 2023
Workshop: 10 - 16 de setembro de 2023 | Vila Nova de Foz Côa