Mais do que Casas | Encontro #2 Chamada de Ideias | Abril 2074 Apresentação do livro 'Habitar Lisboa' com Marta Sequeira e André Tavares
Conferência 'How to Fix a Housing Crisis' com Rowan Moore

6 de março de 2024, 4.ª feira, 9h30-19h00, FAUP

O Encontro #2 Chamada de Ideias | Abril 2074 do programa Mais do que Casas decorre no dia 6 de março, entre as 9h30 e as 19h00, no Pavilhão Carlos Ramos - FAUP.

O Encontro #2 dá continuidade à apresentação, partilha e discussão das propostas que estão a ser desenvolvidas pelas 25 Escolas de Arquitetura, Arquitetura Paisagista, Belas Artes e Engenharia no âmbito do programa Mais do que Casas, em torno dos desafios que enfrenta a habitação em Portugal.

Do programa do Encontro fazem parte a conferência 'How to Fix a Housing Crisis' por Rowan Moore - crítico no Observer | The Guardian, e autor dos livros 'Slow Burn City', 'Why we Build' e 'Property: The myth that built the world' - com introdução por Joaquim Moreno, e a apresentação do livro 'Habitar Lisboa . Uma perspectiva arquitectónica sobre uma crise contemporânea', de Marta Sequeira, pela autora e André Tavares.

9h30 - 12h30 | Pavilhão Carlos Ramos - FAUP
Partilha e Debate das Propostas de Trabalho
'Chamada de Ideias - Abril 2074'

12h30 | Pavilhão Carlos Ramos - FAUP
Lançamento do livro 'Habitar Lisboa . Uma perspectiva arquitectónica sobre uma crise contemporânea'
com apresentação de Marta Sequeira e André Tavares

15h00 - 18h00 | Pavilhão Carlos Ramos - FAUP
Partilha e Debate das Propostas de Trabalho
'Chamada de Ideias - Abril 2074'

18h00 | Auditório Fernando Távora - FAUP
Conferência 'How to Fix a Housing Crisis' com Rowan Moore
Apresentado por Joaquim Moreno

Sobre o livro 'Habitar Lisboa . Uma perspectiva arquitectónica sobre uma crise contemporânea'
Lisboa está a ser assolada por uma crise habitacional sem precedentes. A subida exponencial do custo das casas, resultado combinado da financeirização da habitação e da falta de investimento continuado de políticas públicas, faz com que qualquer português seja, ou conheça alguém, atingido pela crise. Há debate público agitado, mas pouco se tem falado sobre os edifícios que darão forma às estratégias políticas que estão a ser concebidas e implementadas. Que cidade desejamos construir para responder ao problema? Qual pode ser o papel da Arquitetura neste contexto?
Habitar Lisboa. Uma perspetiva arquitetónica sobre uma crise contemporânea é uma publicação CCB, Dinâmia’CET ISCTE e Monade que apresenta, de forma sintética, a conjuntura e as hipóteses de ação para pensar a construção da cidade. O livro inclui uma panorâmica das arquiteturas mais carismáticas que resultaram das políticas públicas de habitação desenvolvidas em Lisboa ao longo de 50 anos de democracia. No mesmo sentido, procura fazer uma resenha dos principais projetos que estão atualmente em cima da mesa, apresentando visões analíticas da situação atual e perspetivando, com liberdade, desígnios para o futuro em formato de diálogo, ensaio ou manifesto.
O livro será apresentado por Marta Sequeira e André Tavares.

Sobre a conferência
O mais recente  livro de Rowan Moore, 'Property, the Myth that Built the World', defende que a riqueza social da propriedade pode ser utilizada para conseguir casas de qualidade e acessíveis. Na conferência 'How to Fix a Housing Crisis', Rowan Moore apresentará as formas como este princípio pode ser colocado em prática para resolver as necessidades prementes de habitação, com especial referência aos sucessos e fracassos da Grã-Bretanha contemporânea.

Rowan Moore é crítico de arquitetura do Observer | The Guardian e foi nomeado Crítico do Ano nos prémios da imprensa britânica de 2014. É autor dos livros 'Slow Burn City', 'Why we Build' e 'Property the myth that build the world'.

Sobre o Programa Mais do que Casas
Para celebrar o 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto organiza o programa “Mais do que Casas”. Esta efeméride merece ser comemorada com uma reflexão sobre temas que então e hoje permanecem como um desafio e uma necessidade por cumprir. Com este intuito, esta iniciativa reúne as Escolas de Arquitectura, de Arquitectura Paisagista e de Belas Artes em Portugal, contribuindo com uma reflexão crítica e propositiva sobre os desafios contemporâneos da habitação e do espaço público na construção de uma sociedade intercultural e de promoção da cidadania global. O programa, que se iniciou em abril de 2023, integra seminários, mostra, publicações e oficina, para instigar, informar e comunicar a investigação produzida pelos estudantes nas instituições universitárias no ano letivo 2023/2024. Tendo como referência a memória da experiência dos programas de habitação que ocorreram imediatamente após o 25 de Abril de 1974, nomeadamente o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), pretende-se perspetivar um contributo para o futuro que pretendemos para 2074, 100 anos depois do 25 de Abril.

Organização [Conselho Executivo da FAUP]: João Pedro Xavier, Teresa Calix, Clara Pimenta do Vale, Filipa de Castro Guerreiro, José Pedro Sousa
Curadores: Teresa Novais e Luís Tavares Pereira

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
A conferência vai ser proferida em inglês, sem tradução.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.