'A Pesca no Kuwait. Arquitetura, Ferramentas e Prática na Ilha Failaka' por Magdalena Nowakowska Conferência Projeto Fish-A

6 de fevereiro de 2024, 3.ª feira, 18h30, Salão Nobre

Magdalena Nowakowska, investigadora da Faculdade de Arqueologia da Universidade de Varsóvia, apresenta na FAUP uma conferência em Inglês que discute os vestígios subaquáticos de armadilhas de pesca no Golfo e a sua relevância para a preservação do património arqueológico submarino.

Na sessão, organizada no âmbito do projecto 'Fishing Architecture' em curso no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, vão ser abordados os resultados do projeto de investigação 'Waterfront and Underwater Archaeology of Kuwait. Archaeorisk on the Coastal Zone around Failaka Island, Kuwait (2013–2019)'.

Sobre a Conferência

Numa ilha próxima da foz dos rios Tigre e Eufrates, uma missão de arqueologia subaquática levou à descoberta de trinta e cinco estruturas, na sua maioria armadilhas de pesca. Entre elas, foi possível identificar dois tipos de armadilhas e açudes em pedra, concebidas para a captura de peixe e marisco nas zonas intermareais. Um desses tipos consistia em dispositivos circulares, o outro, em estruturas lineares de diferentes formas – arqueadas, trapezoidais ou retangulares – e tamanhos, algumas chegando aos 200 metros de comprimento. Segundo se pensa, estas estruturas terão sido abandonadas no início do século vinte.

Durante as seis temporadas de trabalho de campo realizadas na ilha Failaka, no Kuwait, entre 2013 e 2019, este conjunto de armadilhas de pesca foi documentado, das estruturas mais simples até as de arquitetura mais sofisticada e complexa. Assim se percebeu que estas construções combinavam características de outras armadilhas encontradas em diferentes partes da ilha, mas também que alguns dos seus atributos são ainda identificáveis em estruturas modernas construídas por pescadores locais. O seu estudo é então um meio para reconhecer o desenvolvimento das técnicas de pesca desde o final do período islâmico até aos nossos dias.

O funcionamento das armadilhas de Failaka foi interpretado a partir de vários casos análogos das regiões da Ásia e do Pacífico, mas também de relatos orais e entrevistas com os mais velhos pescadores da ilha. Isto porque o registo do património cultural imaterial é determinante para entender e interpretar o próprio património material e tangível, acessível nos sítios arqueológicos. Através do conhecimento da paisagem marítima de Failaka, dos seus recursos arqueológicos e das atividades humanas relacionadas ao mar, os investigadores podem contribuir para a preservação dos antigos vestígios da ilha e para a preservação do seu património cultural.

Sobre a conferencista

Desde 2001, Magdalena Nowakowska dedica-se ao ensino e à investigação na Faculdade de Arqueologia da Universidade de Varsóvia, nas áreas de arqueologia subaquática e património cultural. Participou na criação de um curso que, em 2014, tornou a Universidade de Varsóvia membro pleno da UNESCO UNITWIN, Network for Underwater Archaeology. Foi a responsável por um projeto de investigação subaquática realizado na Península da Crimeia, e entre 2013 e 2019 coordenou o projeto 'Waterfront and Underwater Archaeology of Kuwait: Archaeorisk of the Coastal Zone around Failaka Island, Kuwait', desenvolvido no âmbito de um acordo entre o Centro Polaco de Arqueologia do Mediterrâneo da Universidade de Varsóvia e o Conselho Nacional de Cultura, Artes e Letras do Estado do Kuwait.

Sobre o projeto Fishing Architecture

'Fishing Architecture' é um projeto de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), financiado pelo European Research Council, que irá traçar uma história ecológica da arquitetura do Atlântico Norte a partir do bacalhau, sardinha e atum, em casos de estudo nos Estados Unidos, Canadá, Islândia, Inglaterra, Noruega, França e Portugal.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
A conferência será em Inglês, sem tradução.