6.ª Oficina Didática The Thinking Hand 'Guernica'

March 5, 2024, Tuesday, 9:00-12:30, Carlos Ramos Pavilion

Na 3.ª feira, dia 5 de março, realizar-se-á no Pavilhão Carlos Ramos, na FAUP, entre as 9h00 e as 12h30, a 6.ª Oficina Didática The Thinking Hand 'Guernica'.

A Oficina Didática The Thinking Hand cruza as perspetivas (e obras homónimas, de 1914 e 2009, respetivamente) do pedagogo britânico James G. Legge e do arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa. Tal como as quatro edições anteriores, este evento juntará, para uma manhã de trabalho conjunto, vinte e cinco crianças do pré-escolar e nove estudantes finalistas do Mestrado Integrado de Arquitetura.Pela Educação, no eixo investigação-ensino da DiPDArq, esta manhã de trabalho decorrerá sob orientação dos professores Assucena Maria Miranda, Ana Isabel Costa e Silva, Rui Américo Cardoso, Telmo Castro e Luís S. Viegas, no cruzamento das perspetivas the thinking hand referidas.

Esta 6.ª edição do evento, como atividade criativa e partilha entre o Pré-escolar da Escola Básica de Frejufe do Agrupamento Levante da Maia e a FAUP, visa a concretização de um modelo físico (maqueta) representativo do "Guernica" (1937) de Pablo Picasso. Tal como na edição anterior, esta edição é estimulada pela temática "O Dia em Que a Terra Gritou pela Mãe" (evocando, especialmente, as questões ambientais, da natureza, dos animais e dos afetos) e qualificada pelo desenvolvimento das diversas atividades no Jardim de Infância, sob a especial orientação da Educadora Assucena Maria Miranda. Essas atividades encetaram uma trajetória diferenciadora, particularmente através do trabalho dialógico, didático e experimental a partir de algumas obras de arte de dois notáveis artistas: “As Meninas” (1656), de Diego Velázquez e “Os Passaros” (1957) de Pablo Picasso. É neste contexto que a 6.ª Oficina Didática The Thinking Hand objetivará a realização, resultante do trabalho dos quatro grupos, de uma maqueta de " Guernica" de Picasso (1881-1973).Sendo a Guerra o maior grito do Planeta Terra e simbolizando a “Guernica”, de Picasso, um Manifesto para a Paz – uma obra representada em tapeçaria na ONU (Organização das Nações Unidas) -, nada mais oportuno do que experimentar com as crianças um gesto criativo e de esperança a partir desta singular criação artística.

Participantes: Professores - Assucena Maria Miranda (EBFrejufe/ALMaia), Ana Isabel Costa e Silva, Rui Américo Cardoso, Luís Viegas (FAUP) e Telmo Castro (ESAP); Estudantes do MiArq – Ângelo Pereira, Anita Moutinho, Bárbara Reis, Carla Almeida, Catarina Rodrigues, Yngrid Ferreira, Inês Salgueiro (arquiteta), Joana Fraga, Joana Silva, J. Gabriel Andrade, Luísa Silveira, Mafalda Vaz, Rita Branco, Sara Pereira e Tomás Mota; e Crianças (Jardim de Infância da Escola Básica de Frejufe do Agrupamento Levante da Maia) – Ana Isabel Simões, Afonso Azevedo, Benedita Dantas, Benedita Silva, Carolina Pinto, Cloe Carvalho, Duarte Teixeira, Doriana Fernandes, Francisca Teixeira, Francisco Leão, Francisco Madureira, Gonçalo Cardoso, Gustavo Fernandes, Inês Silva, Isabel Pereira, Isabella Travensolo, João Silva, James Silva, Maria Luísa Ramos, Maria Teresa Ramos, Matilde Teixeira, Matteo Marques, Renata Mota, Rita Cardoso e Vasco Lima.

Organização: Assucena Maria Miranda (Professora e Educadora da E. B. Frejufe do A. L. Maia), Luís ViegasRui Américo CardosoAna Isabel Costa e Silva (docentes e investigadores do DiPDArq/MDT-CEAU) e Telmo Castro (docente e investigador da ESAP)
Apoio: Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP): Fundação para a Ciência e a Tecnologia