2.as Jornadas Ibéricas de Molinologia
Chamada de artigos

2.as Jornadas Ibéricas de Molinologia Chamada de artigos
Chamada de artigos até 28 de fevereiro de 2025
O Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, no âmbito do trabalho de investigação do grupo PACT – Património da Arquitectura da Cidade e do Território, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde e a APPA-VC – Associação de Protecção ao Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde, organiza as 2.as Jornadas Ibéricas de Molinologia, que terão lugar no Centro de Memória de Vila do Conde, de 15 a 17 de maio de 2025.
Dando continuidade ao evento anteriormente realizado em Lousada, esta edição pretende aprofundar a reflexão científica sobre a preservação, salvaguarda e valorização do património molinológico em risco de desaparecer, a partir de múltiplas visões interdisciplinares nas áreas da arquitetura, paisagismo, arqueologia, história, biologia, ecologia, hidráulica, geografia, recursos hídricos, energia, entre outros.
O encontro visa fomentar o debate interdisciplinar na área do património molinológico, promover o intercâmbio de conhecimento a nível nacional e internacional e sensibilizar a o público em geral para a importância deste património em risco.
Chamada de artigos
O património molinológico deve ser entendido como um elemento de composição de um amplo sistema cuja dimensão extravasa os limites do moinho, propriamente dito, para se alargar ao território, à paisagem, aos patrimónios (material e imaterial), aos recursos hídricos, ou mesmo aos ecossistemas naturais. Convidam-se os interessados a apresentarem propostas de comunicação no domínio do património molinológico e arquiteturas tradicionais associadas, em diversas áreas disciplinares, nomeadamente: arquitectura, paisagismo, arqueologia, história, biologia, ecologia, hidráulica, geografia, engenharia, recursos hídricos, energia, entre outros. As propostas de comunicação podem ser concebidas em torno dos seguintes eixos temáticos:
1. Património molinológico
Análise, caracterização ou intervenção arquitetónica para a reabilitação do património molinológico (azenhas, moinhos hidráulicos, moinhos de vento, moinhos de tração animal ou manual, e/ou outras estruturas associadas).
2. Ciclo do Pão
Interceções entre os moinhos tradicionais e a arquitetura popular, quer no domínio das relações territoriais, quer no domínio das relações arquitetónicas ou socioculturais.
3. Paisagem fluvial
Estudos, planos ou projetos de intervenção paisagística que integrem o património molinológico da água, do vento ou mesmo a valorização do património hidráulico tradicional.
4. Tecnologia tradicional
Engenhos de produção proto-industriais acionados pela água, vento ou por força animal, sistemas construtivos e/ou tipologias arquitetónicas associados aos moinhos.
5. Ecossistemas ribeirinhos
Estudos que relacionem as problemáticas da conservação dos ecossistemas fluviais com a salvaguarda, preservação e valorização do património cultural.
6. Energias renováveis
Reconversão do património molinológico em sistemas de microprodução de eletricidade, quer numa perspetiva histórica, quer numa utilidade contemporânea.
Datas importantes
28 de fevereiro de 2025 — Entrega de resumos
15 de março de 2025 — Aceitação de resumos
04 de abril 2025 — Entrega do resumo alargado ou artigo
02 de maio de 2025 — Aceitação do artigo
15 - 17 de maio de 2025 — Jornadas
Organização
Comissão Organizadora
Bruno Matos(CEAU-FAUP)
Clara Pimenta do Vale(CEAU-FAUP)
Liliana Pereira (CMVC)
Marta Miranda (CMVC)
Pedro Brochado (CMVC)
Comissão Executiva
Bruno Matos (coord.)
Clara Pimenta do Vale (coord.)
Carolina Correia
Gonçalo Mourão
Liliana Pereira
Pedro Brochado
Mais informações