The Idea of Álvaro Siza

14.490,20 euros FAUP

Instituições Parceiras

CEAU - FAUP
Universidade de South Wales.

Resumo

The Idea of Álvaro Siza é uma investigação que intersecta o mundo da fotografia com o da arquitetura desenvolvida por Mark Durden e João Leal que são membros do CEAU através do grupo de investigação AAI. O grupo AAI tem vindo a acompanhar e a dar suporte aos autores desde o início do projeto em Portugal, uma colaboração que se desenvolve em várias frentes, com especial incidência no trabalho editorial e de design gráfico através da scopio Editions e na produção de vários textos de análise e crítica sobre as diversas séries fotográficas desenvolvidas até ao momento, nomeadamente os textos publicados no livro científico Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Fotografia Documental Contemporânea sobre Arquitetura Portuguesa e na coleção scopionewspapers.

O propósito do projeto The Idea of Álvaro Siza é o de ampliar a compreensão acerca do mundo da arquitetura através da exploração da fotografia como um instrumento significativo de investigação artística e documental, capaz de criar um conjunto de séries fotográficas em que as imagens se movem entre os modos documental e poético. O projeto pretende contribuir para uma melhor compreensão da obra de Siza, nomeadamente a relação da sua obra arquitetónica com o modernismo e as exigências específicas do território da sua implementação, bem como as suas contribuições únicas para a história da arquitetura.

Algumas destas séries fotográficas foram também incluídas no conjunto de casos de estudos sobre Projetos de Fotografia Contemporânea sobre a Arquitetura Portuguesa para o projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), uma investigação liderada pelo grupo de Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos de Arquitetura (CEAU) financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Existe um suporte ao projeto The Idea of Álvaro Siza por parte da Universidade de South Wales, bem como a preparação de uma candidatura ao programa Arts and Humanities Research Council (AHRC).

Equipa

João Leal