Robotic Technologies for a Non-Standard Design and Construction in Architecture

Instituições Parceiras

INESC TEC

Resumo

Iniciado em 2012/13 com financiamento da FCT, o Projeto RobTech investigou o potencial da Robótica, a tecnologia de fabricação digital mais flexível disponível na época, no apoio ao projecto e construção não-standard em arquitectura. Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de arquitetos, engenheiros estruturais, eletrónicos e da computação, o Projeto RobTech estabeleceu em Portugal o primeiro Laboratório de Arquitetura equipado com um braço robótico, sendo um dos poucos projetos desse tipo no mundo na época. Colaborando com uma rede de consultores internacionais e enraizado no contexto português, o projeto teve como objetivo promover a inovação local e global através de três caminhos principais: Investigação Aplicada, Investigação Aplicada e Histórica, e Investigação Experimental. Através da Investigação Aplicada, o projeto explorou a fabricação robótica de geometrias complexas e montagens personalizadas variáveis, utilizando materiais portugueses como cortiça, cerâmica e madeira. Além disso, o projeto utilizou a fabricação robótica para reimaginar métodos tradicionais de construção e revisitar o patrimônio arquitectónico como parte da Investigação Aplicada e Histórica. Por fim, a Investigação Experimental concentrou-se em conceber, desenvolver e testar um conceito original para um novo sistema de fabricação robótica, seja para pré-fabricação ou construção no local. O Projeto RobTech gerou resultados significativos, incluindo a publicação de um livro, vários artigos e apresentações em conferências, bem como a criação de diversos protótipos e instalações. Entre estas destacam-se o CorkCrete Arch, uma estrutura produzida por meios robóticos em cortiça e GRC, e o SPIDERobot, um robot acionado por cabos.

Equipa

José Pedro Sousa (Investigador Responsável)

Manuel Oliveira

José Campos