Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

Building Identity

Ano de Início

2024 (Em curso)

Duração

60 meses

Investigador Responsável

Sidh Losa Mendiratta

Entidade Financiadora

European Research Council (ERC)

Valor do Financiamento

1.999.493,00 euros

Referência de Projeto

101125057

Instituição Proponente

CEAU-FAUP

Unidades de Investigação

CEAU-FAUP

Instituições Colaboradoras

Department for Asian and Islamic Art History, University of Bonn

Resumo

O património cultural associado às minorias cristãs da Índia e do Bangladesh permanece relativamente pouco estudado, sendo o seu significado histórico por vezes contestado. Muitas das igrejas fundadas durante a Idade Média e Idade Moderna nestes países foram construídas principalmente para comunidades de cristãos convertidos, provenientes de diferentes regiões e castas e, por conseguinte, com identidades coletivas correspondentes. Ainda hoje, muitas das igrejas da Ásia do Sul refletem estas identidades e tradições locais. Factores como a casta, tradições artísticas locais e a acomodação cultural desempenharam um papel fundamental na sua história social e arquitectónica.

Estes contextos deram origem a expressões arquitectónicas regionais distintas nas seis principais comunidades etnolinguísticas cristãs dos dois países: East-Indians (região de Bombaim); Goeses; Mangaloreans; Keralitas; Tamils; e Bengalis. No entanto, a maior parte das publicações sobre estas temáticas têm abordado a concepção destas igrejas tendo como pano de fundo as tendências artísticas Europeias - como o maneirismo ou o barroco - enquanto os contextos e tradições locais têm sido subestimados ou mesmo ignorados.

Na atualidade, à medida que os grupos sociais dominantes impõem políticas hegemónicas em toda a Ásia dos Sul, as minorias religiosas enfrentam desafios cada vez maiores, e o seu património cultural encontra-se frequentemente em risco. Muitas das igrejas da Ásia do Sul fundadas antes de ca. 1800 desapareceram, estão em ruínas ou foram profundamente transformadas, e há urgência em documentar as estruturas que ainda restam.

O projeto ID-SCAPES irá produzir uma História Social do Ambiente Construído das igrejas e paisagens sacras das Idades Medieval e Moderna na Índia e no Bangladesh, revelando as influências de diversas agências, identidades e tradições na sua arquitetura. Ao produzir conhecimento sobre este conjunto patrimonial, com uma análise aprofundada que proporcione uma visão de futuro para locais contestados e/ou em perigo de desaparecimento, o projeto irá evidenciar como as igrejas são vitais para enquadrar as identidades colectivas das minorias cristãs, fomentando assim a sua resiliência, e contribuindo para a diversidade do património cultural da Ásia do Sul.

Equipa

Consultores

Julia Hegewald
Department for Asian and Islamic Art History, University of Bonn

Nizamuddin Taher
former Supertintendent Archeologist, Archaeological Survey of India

Pius Malekandathil
Jawaharlal Nehru University, New Delhi

Edgar Ribeiro
former Chief Planner, Government of India