William Kentridge: Máquinas Criativas Série de filmes realizados por Noémia Herdade Gomes (FAUP) e Francisco Providência (DECA-UA)

Noémia Herdade-Gomes, investigadora do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), docente de desenho na FAUP, e Francisco Providência, membro do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+ UA) , polo da Universidade de Aveiro, docente de projeto em design no DECA-UA, conceberam filmes a partir do acervo gráfico e cinematográfico do artista sul-africano William Kentridge, um dos nomes de maior destaque no panorama internacional da arte contemporânea.

Noémia Herdade-Gomes (em pós-doutoramento) e Francisco Providência (em supervisão científica) escreveram o guião da série de filmes "Máquinas Criativas", que trata de forma inédita os métodos criativos presentes nos acervos gráficos e cinematográficos de William Kentridge, editados e montados em vídeo por Cunha Pimentel e disponibilizados pelo artista, desde agosto de 2023, no seu website (secção Cabinet).

Na tradição da cultura ocidental o desenho é sempre produzido com auxílio a ferramentas (máquinas) para "re-presentar" (simular presença ou reproduzir); Kentridge desenvolve um parque tecnológico de máquinas criativas para "a-presentar" (tornar presente ou produzir), invertendo assim a submissão clássica ao modelo, para abrir a experiência do desenho à participação do outro e do acaso.

Deste modo, Kentridge recorre a uma diversidade de máquinas criativas para a realização do seu trabalho. Repensou metodologicamente o desenho como processo inacabado, meio de recolha e geração de iconografia (mediada por diferentes tecnologias), com o objetivo de maximizar a amplitude narrativa que ultrapassa os limites da representação gráfica, recorrendo ao som e à cinematografia.

Na investigação à sua obra, é proposta uma taxonomia documental para identificar diferentes estratégias empregues pelo artista na produção de "imagens-ideias". Estes filmes são um ensaio demonstrativo do conteúdo do livro com o mesmo nome (no prelo), que se centra na interpretação do trabalho de Kentridge como sistema criativo para a produção artística (através do desenho), que se pensa poder contribuir para outros domínios criativos.

Noémia Herdade-Gomes colaborou com William Kentridge na criação de uma base de dados com mais de cinco mil documentos, que serviu de suporte documental à sua tese de doutoramento em desenho, defendida na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (2011) e premiada por aquela Universidade.

Os filmes foram produzidos com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia através das unidades de investigação CEAU-FAUP e ID+ UA.