Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

Teresa Fonseca recebe título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos Prémio

30 de outubro de 2024

A Professora Jubilada da FAUP, Teresa Fonseca, vai ser distinguida com o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos, como forma de reconhecimento pelo "percurso de excelência, pelo contributo inestimável para o desenvolvimento da arquitetura em Portugal, e impacto duradouro na formação de novas gerações de arquitetos". A cerimónia tem lugar a 30 de outubro, às 18h00 na Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa. 

Ao longo de uma carreira dedicada à arquitetura e ao urbanismo, Teresa Fonseca destacou-se pelo desenho de projetos em diferentes escalas e tipologias que vão desde edifícios de habitação individual e coletiva, a edifícios de comércio, de escritórios e instalações médicas e laboratórios de investigação. 

Participou em diversas iniciativas que promovem a arquitetura e reforçam a sua valorização na sociedade, sublinha o Presidente da Ordem dos Arquitectos, Avelino Oliveira, mantendo sempre com uma preocupação centrada na melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Diplomada em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (1980) e doutorada pela FAUP (1997), Teresa Fonseca obteve o título de Agregado em 2018, tendo-se Jubilado em 2023. No ensino e na investigação da arquitetura nas instituições onde lecionou, primeiro na ESBAP e depois na FAUP, tem contribuído para o desenvolvimento crítico e criativo de novas gerações de arquitetos.

De acordo com a Ordem dos Arquitectos, Teresa Fonseca está entre nove arquitetos que vão receber este título - Alexandra Gesta e José Maria Lopes da Costa, ambos formados em Arquitetura pela ESBAP, Jorge Henrique Cardoso da Silva, Jorge Kol de Carvalho, Teresa Nunes da Ponte e Vasco Cunha - , a par de mais dois a título póstumo - Edmundo Tavares e José Ângelo Cottinelli Telmo. Em 2024, a Ordem atribui ainda o Estatuto de Membro Honorário a duas entidades coletivas - a Fundação de Serralves e a Fundação Serra Henriques.

Esta distinção visa reconhecer pessoas singulares ou coletivas pelo relevante papel e contributos na área da arquitetura, sublinhando a complexidade e a complementaridade da atividade do arquiteto.

Mais informações

ordemdosarquitectos.org