Provas Públicas de Doutoramento da Arquiteta Alexandra Castro The Hidden Geometry of the Architecture of Herzog & de Meuron,Digital Tools and Design Practice

25 de outubro de 2023, 4.ª feira, 15h00, Sala Plana

As Provas Públicas de Doutoramento da Arquiteta Alexandra Castro realizam-se no dia 25 de outubro, 4.ª feira, às 15h00, na Sala Plana.

A Tese em apreciação intitula-se The Hidden Geometry of the Architecture of Herzog & de Meuron, Digital Tools and Design Practice.

Júri

Doutor Carlos Manuel de Castro Cabral Machado (Presidente)
Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor Bruno Acácio Ferreira Figueiredo
Professor Associado da Universidade do Minho

Doutor Paulo Alexandre Tormenta Pinto
Professor Catedrático do Instituto Universitário de Lisboa

Doutor José Pedro Ovelheiro Marques de Sousa
Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues
Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Resumo

A presente dissertação investiga o trabalho de Herzog & de Meuron (HdM) numa perspectiva que, como o título sugere, se centra na relação entre geometria, arquitectura e ferramentas de projecto. O objectivo foi determinar como os arquitectos de Basileia trabalharam com a geometria ao longo dos anos e a consideram na sua teoria e prática de projecto, com o intuito de se compreender melhor o que mudou na sua arquitectura desde o momento em que introduziram as tecnologias digitais no processo de trabalho.
A abordagem crítica à prática de HdM é feita a partir de duas perspectivas complementares. A primeira assume a forma de uma macro-história do escritório, tecendo uma narrativa que, ao longo do período de 1978 a 2020, realça a interacção da geometria e das ferramentas digitais na sua arquitectura.
A segunda parte centra-se no estudo detalhado de uma única obra. A extensão para a Tate Modern em Londres (2005-2016)—um projecto no qual os métodos computacionais desempenharam um papel crucial no desenho de um dos seus elementos mais distintivos, a fachada de tijolo—foi escolhida como caso de estudo que contribui para a hipótese desenvolvida na tese.
— Alexandra Castro

Orientador