Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

Projetos de Investigação e de mestrado da FAUP finalistas ao Prémio Universidades 2025 da Trienal de Arquitectura de Lisboa

15 de abril de 2025

Dois projetos da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) foram selecionados para a lista de seis finalistas à 7.ª edição do Prémio Universidades da Trienal de Arquitectura de Lisboa Millennium bcp.

Na categoria de Investigação, 'The Weight of Words' — projeto do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, proposto pela investigadora Maria Neto (docente no DECA-UBI), coordenado por Pedro Leão Neto, em colaboração com Jorge Marum - toma como ponto de partida Dadaab, no Quénia — historicamente o maior campo de refugiados do mundo —, que tem servido como laboratório de investigação desde 2016. Situado na encruzilhada entre legados coloniais e conflitos em curso, Dadaab exemplifica de que modo as designações urbanas — sejam de jure ou de facto — carregam um peso político e social significativo. A cidade de Dadaab, uma jurisdição legalmente reconhecida, contrasta fortemente com os campos de refugiados circundantes que, densamente habitados há mais de 34 anos, carecem de reconhecimento formal e direitos legais, incluindo o direito de construir estruturas permanentes. Esta dicotomia jurídica gera um espaço de exclusão — uma "cidade sem peso" — uma metáfora da precariedade e impermanência das condições de vida dos refugiados. 'The Weight of Words' convida a repensar o papel da arquitetura em situações de emergência, considerando Dadaab como espaço de aprendizagem e experimentação, onde se estimula a curiosidade, a indignação e a ação na construção de futuros possíveis para o acolhimento de populações deslocadas.

Na categoria de Mestrado, 'Quantifying the Urban!' — com proposta dos docentes Clara Vale e Diego Inglez de Souza, em colaboração com os estudantes Clara Sprung, Sofia Beltrão, Matilde Ferreira e Ricardo Mancini - explora a questão 'Qual o peso de uma cidade?', redefinindo o peso urbano como uma fusão de dados objetivos e experiências subjetivas. Para isso, é proposta uma fórmula que quantifica o peso físico (ambiente construído, natureza e população) e o peso do consumo (utilização de recursos), integrando simultaneamente a qualidade de vida e a perceção individual. Cinco cidades de Portugal servem de estudos de caso, onde os visitantes podem contribuir, através de um sistema interativo que gera dados em tempo real, para a reformulação do peso urbano destas cidades através das suas experiências. Em vez de procurar respostas absolutas, o projeto convida ao debate sobre a forma como as cidades são medidas e vividas.

Quantifying the Urban! © Clara Vale, Diego Inglez de Souza, Clara Sprung, Sofia Beltrão, Matilde Ferreira e Ricardo Mancini

Os projetos selecionados serão agora desenvolvidos em colaboração com a curadoria da Trienal, integrando as exposições principais — Fluxes, Spectres e Lighter — previstas para os dias inaugurais do evento, entre 2 e 4 de outubro. Os vencedores de cada categoria — Mestrado e Investigação — serão anunciados nessa altura e receberão um galardão concebido por Álvaro Siza, produzido a partir de desperdícios de mármore de Estremoz.

A shortlist do Prémio Universidades da Trienal de Arquitetura de Lisboa Millennium bcp, foi anunciada oficialmente a 24 de março, durante a apresentação do programa 'How Heavy Is a City?' da Trienal 2025.

Ao todo, foram admitidas 35 candidaturas, oriundas de 18 universidades — sete delas portuguesas — espalhadas por várias geografias. A seleção, feita por um colectivo composto por Carla Leitão, Cruz Garcia, Dubravka Sekuliĉ, Nick Axel e pela própria curadoria da Trienal 2025, valoriza abordagens críticas e abertas sobre a prática actual da arquitectura, em sintonia com o mote lançado este ano: Make it Lighter.

Mais informações

www.trienaldelisboa.com