Piscina de Marés, Leça da Palmeira (1960-2021). Álvaro Siza Livros

Os livros 'Partilhar Memórias', 'Nenhum Sítio é Deserto', 'Conversas' e 'Princípios de Projeto' em torno da obra Piscina de Marés de Álvaro Siza enquadram-se no projeto da FAUP financiado através da iniciativa 'Keeping It Modern' da Fundação Getty, no âmbito da Cátedra UNESCO "Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto", atribuída à Universidade do Porto através da FAUP.

Este livro reúne as contribuições apresentadas no encontro 'Partilhar Memórias: Piscina de Marés', que ocorreu a 9 de setembro de 2021, organizado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Casa da Arquitectura. A publicação inclui os testemunhos de reconhecidos autores nacionais e internacionais que, com diferentes aproximações, nos trazem as suas memórias, experiências e reflexões para o projeto arquitetónico contemporâneo.

'Nenhum Sítio é Deserto' consubstancia o catálogo da exposição, com curadoria de Teresa Cunha Ferreira e Luís Urbano, dedicada às múltiplas vidas de uma das mais emblemáticas obras da arquitetura do século XX, reunindo desenhos, fotografias, vídeos, maquetas e objetos que permitem reconstituir uma narrativa crítica do processo de projeto, construção e reabilitação deste edifício projetado por Álvaro Siza e classificado como Monumento Nacional em 2011. A par de textos dos curadores, inclui textos de Álvaro Siza e de Eduardo Souto de Moura.

Por sua vez, o livro 'Conversas' reúne uma série de conversas a proposito da recente intervenção de Álvaro Siza na Piscina de Marés (2018-2021) com diferentes atores do processo de projeto e obra. Através dos testemunhos apresentados, a par com perspetivas de organizações internacionais ( Fundação de Calouste Gulbenkian, Fundação Getti, World Monuments Fund, Fondation Le Corbusier, Architectural Preservation Studio DPS), podíamos observar como a reabilitação conjunto balnear constitui um caso de estudo relevante no âmbito do debate contemporâneo sobre a intervenção no património Moderno.

Por último, a publicação 'Princípios de Projecto', com prefácio do Professor Kenneth Frampton, reflete sobre os "Princípios de Projeto" de Álvaro Siza, com base nas suas próprias palavras e na sua extensa obra. O livro, editado por Teresa Cunha Ferreira, organiza-se em duas partes interrelacionadas: uma primeira, sobre os princípios fundamentais de Álvaro Siza enquanto linhas orientadoras que se aplicam ao corpo da obra do autor; a segunda, sobre os princípios de projeto da Piscina de Marés, revela como os primeiros se podem aplicar casuisticamente à obra singular, permeada por um horizonte conceptual e metodológico comum.