Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

Grande Prémio Enor de arquitetura | Nuno Brandão Costa Prémio

10 de novembro de 2023

O Terminal Intermodal de Campanhã, da autoria de Nuno Brandão Costa, professor e investigador da FAUP, venceu a edição deste ano do Grande Prémio Enor de arquitetura, tendo sido considerada a melhor obra portuguesa em competição. 

Para além do projeto de Nuno Brandão Costa, foi também distinguido, ex aequo, o projeto de Viviendas sociales 1737, em Barcelona, do estúdio Harquitectes.

O júri, presidido pela arquiteta Inês Lobo e constituído pelos arquitectos Carlos Pita Abad, Francisco Vieira de Campos, Anatxu Zabalbeascoa, e Carlos Quintáns, considerou o terminal "um projeto de infraestrutura que aborda a complexidade morfológica em que se insere, apresentando-se como um primeiro passo para aproximar as partes dispersas".

O júri sublinha que o "projeto é um gesto territorial que organiza e prefigura o que pode acontecer a partir deste momento", destacando o parque urbano e a conexão com cada um dos edifícios necessários realizados e os que já existem.

Depois de ter sido distinguido com o Prémio AICA de Arquitetura 2021, "como um dos mais relevantes projetos públicos em curso no Porto", o Terminal Intermodal de Campanhã recebeu, já este ano, o prémio de 'Melhor Empreendimento Imobiliário – Espaços Públicos' e venceu na categoria de Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental, dos Prémios Imobiliário, iniciativa da SIC Notícias e do semanário Expresso.

O Grande Prémio Enor de arquitetura, já na sua nona edição, foi criado com a intenção de premiar e contribuir para a divulgação da melhor arquitetura que se realiza em Portugal e Espanha e que, atualmente, está perfeitamente consolidado como um dos prémios de arquitetura de referência na Península Ibérica. Como em todas as edições anteriores, este prémio será compilado num livro com todos os trabalhos dos vencedores e finalistas.

Mais informações

premio.enor.es