Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

Docentes e Investigadores da FAUP em destaque nos Prémios FAD de Pensamento e Crítica 2024 Prémio

24 de maio de 2024

O Livro 'Novo / Antigo – Fernando Távora Obras' com edição de Teresa Cunha Ferreira, David Ordóñez Castañón, Eleonora Fantini e publicado pela FAUP, Fundação Marques da Silva e Edições Afrontamento, é finalista ao Prémio Ibérico FAD de Pensamento e Crítica 2024, de Barcelona.

Nas edições selecionados, destacam-se os Livros 'Manuel Botelho: Obra e projecto 1980-2008', editado por António Neves, Bruno Baldaia e Carlos Maia, com o apoio da FAUP; 'Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura' com autoria de Nuno Grande, prefácio de Joana Couceiro e design de Ana Resende, ambos publicados pela editora Circo de Ideias; e 'Paisaje pintoresco y entornos adecuados' da autoria de Eliana Sousa Santos, editado por Ediciones Asimétricas / Iniciativa Digital Politécnica Universitat Politècnica de Catalunya.

'Fernando Távora: Obras', profusamente ilustrado com fotografias, plantas, alçados e cortes, reúne textos dos coordenadores - Rui Fernandes Póvoas; José Bernardo Távora, José Miguel Rodrigues e Andrea Ugolini -, e sistematiza a investigação realizada sobre 14 obras de Fernando Távora realizada por Teresa Cunha Ferreira, David Ordoñez Castañon e Eleonora Fantini, com o contributo de Maria Milano e Fernando Cerqueira Barros

'Novo / Antigo – Fernando Távora Obras', em conjunto com o Livro 'Fernando Távora: Conversas', enquadra-se no projeto editorial Novo/Antigo sobre a temática da intervenção contemporânea no património construído. Propõem introduzir uma narrativa crítica do processo de projeto e de obra, que possa vir a constituir pedagogia para o ensino e prática profissional dos arquitetos. As publicações resultam de uma parceria estabelecida entre a FAUP, a Fundação Marques da Silva e as Edições Afrontamento.

O projeto editorial Novo/Antigo, integrado na Cátedra UNESCO Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto, tem início com Fernando Távora (1923-2005), assenta na premissa de coerência conceptual e metodológica do arquiteto portuense na intervenção em contexto patrimonial em Portugal.

O Livro 'Manuel Botelho: Obra e projecto 1980-2008' resulta numa monografia inédita do arquiteto Manuel Botelho, antigo professor da FAUP, reunindo ao longo de 360 páginas uma seleção de 27 obras e projetos, bem como um conjunto de ensaios originais de Carlos Machado, José Manuel Soares, Jorge Reis, Victor Mestre, António Neves, Bruno Baldaia e Carlos Maia.

O livro é o culminar de um ciclo dedicado ao Professor Manuel Botelho que incluiu a realização de exposições, mesas-redondas e visitas às obras. O impulso inicial foi o reconhecimento de que à qualidade da obra de Manuel Botelho não correspondia uma visibilidade que lhe fosse proporcional. Manuel Botelho é autor de obras premiadas e destacadas, está presente em exposições importantes no panorama da arquitetura portuguesa dos últimos cinquenta anos, é um professor marcante para a Escola Superior de Belas Artes do Porto e Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e para esse lugar da arquitetura portuguesa reconhecido como 'Escola do Porto'.

O projecto editorial contou com o apoio da Fundação Marques da Silva, Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território, Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Ordem dos Arquitectos.

'Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura', publicado pela editora Circo de Ideias, com autoria de Nuno Grande e prefácio de Joana Couceiro, apresenta um conjunto de 21 textos publicados entre 2004 e 2023, uma selecção com a qual o autor foi construindo o seu ideário crítico sobre a arquitectura portuguesa, tendo por base, sobretudo, as cumplicidades estabelecidas por Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura – entre si, mas também com muitos outros autores.

Já o Livro 'Paisaje pintoresco y entornos adecuados', publicado por Ediciones Asimétricas / Iniciativa Digital Politécnica Universitat Politècnica de Catalunya, da autoria de Eliana Sousa Santos, mostra como a utilização da paisagem como ferramenta concetual conduziu a arquitetura moderna do seu estado original de introspeção a uma possível expansão em diferentes aspectos: disciplinar, formal e teórico. 

Das 341 obras apresentadas aos Prémios FAD de Arquitectura e Interiorismo, o Júri selecionou 51 projetos nas diferentes categorias  –entre os projetos selecionados encontram-se vários da autoria de docentes e alumni da FAUP –; 12 projetos selecionados nos Prémios Internacionais; e 15 projetos editoriais nos Prémios Fad de Pensamento e Crítica num total de 53 apresentadas a concurso.

Os vencedores dos Prémios FAD vão ser conhecidos a 11 de junho de 2024, numa cerimónia que terá lugar no Disseny Hub Barcelona.

Mais informações

arquinfad.org