Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos vencem Prémio AICA de Arquitetura 2023 Prémio

22 de abril de 2024

Os arquitetos Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos — Menos é Mais —, docentes convidados da FAUP, venceram o Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2023 de Arquitetura pela obra de reabilitação do edifício da Companhia de Seguros 'A Nacional' inserida num percurso de referência na cultura arquitetónica portuguesa.

O júri constituído por Ana Tostões, que presidiu, e por Ana Anacleto, João Belo Rodeia, Lígia Afonso e Susana Ventura, justifica a atribuição do Prémio a "partir da obra de reabilitação do edifício da Companhia de Seguros 'A Nacional' - da inicial autoria do arquiteto portuense José Marques da Silva - pela subtileza das intervenções no edificado original, que poderão designar-se de 'cirúrgicas', possibilitando uma delicada adaptação de uso sem criação de dissonâncias, com especial atenção à invisibilidade das infraestruturas".

Para o júri, "constitui, assim, um contributo exemplar no âmbito dos atuais debates em torno da reabilitação e reutilização do património arquitetónico e da sua integração na cidade."

A par da singularidade desta obra, com a atribuição deste prémio procura-se "destacar, igualmente, o consistente trajeto disciplinar de grande rigor dos autores, inseparável de um conhecimento minucioso sobre a arte da construção".

O Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2023 de Artes Visuais foi atribuído a Carlos Bunga, pela importância das exposições realizadas no ano de 2023 no Bombas Gens Centre d’Art de Valencia, no Sarasota Art Museum da Florida, a participação na 35.ª Bienal de São Paulo. O artista Carlos Bunga foi um dos convidados do Seminário #2 Mais do que Casas, promovido pela FAUP e com curadoria de Teresa Novais e Luís Tavares Pereira.

Sobre Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos

Cristina Guedes (Macau) e Francisco Vieira de Campos (Porto) fundam o atelier Menos é Mais Arquitectos em 1994.

A capacidade de fazer mais e melhor com menos é o seu lema, procurando equilibrar a “economia” de meios com a “riqueza” na materialidade e no envolvimento emocional dos utentes. As suas obras são uma resposta pragmática a contextos específicos. Estes princípios são visíveis na Adega Gravítica da Quinta do Vallado, no Douro; nas estações do Teleférico de Gaia e no Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas (com JMR), na ilha de S. Miguel, nos Açores (estes últimos expostos na Bienal de Veneza de 2016 “Reporting from the front” e de 2018 “Public Without Rhetoric”). Ambos os arquitetos combinam a prática com o ensino.

Cristina Guedes é Professora Convidada em diversas Universidades nacionais e internacionais, nomeadamente na USI-Universidade da Suíça Italiana - Accademia di Architettura di Mendrisio (2018-2022) na UAL, FAULP e na FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

FVC é Professor Convidado na FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e na Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra, em Pamplona (2019).

Foram convidados para workshops, conferências, júris, exposições nacionais e internacionais e críticas em várias faculdades como ETH Zurich, TU Wien, Politécnico de Lausanne, Mackintosh School of Architecture e Trinity College Dublin.

Mais recentemente, ganharam o Prémio Secil de Arquitetura em 2020 (Lisboa), o Prémio AIT em 2020 (Frankfurt), o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira em 2020 (Alcobaça), o Prémio Internacional de Restauro em Arquitetura BIGMAT’17 (Luxemburgo), o Prémio FAD em 2016 (Barcelona) e o Prémio BIAU de Arquitetura em 2016 (São Paulo), 2012 (Cádiz) e 2006 (Montevideo).
A Menos é Mais foi também nomeada para o Prémio Mies van der Rohe em 2019, 2015, 2013 e 2009 (Barcelona).

CG e FVC foram agraciados pelo Royal Institute of British Architects com o título de International RIBA Fellows.

Sobre os Prémios AICA

Os Prémios AICA têm reconhecido, desde 1981, artistas e arquitetos portugueses que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizem uma contribuição de excelência para a cultura e a arte (ver lista de premiados em anexo), e que desde início tem contado com o apoio da área governativa da Cultura.

Os Prémios AICA/MC/Millennium bcp 2023 marcam a continuação da parceria com o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes e a Fundação Millennium bcp.

Em edições anteriores, foram distinguidos vários docentes e antigos estudantes da FAUP. A lista completa pode ser consultada no site da AICA.