Concurso Projetos de Inovação Pedagógica da U.Porto distingue docentes da FAUP
Prémio
Concurso Projetos de Inovação Pedagógica da U.Porto distingue docentes da FAUP Prémio
2 de maio de 2024
O projeto 'Finestra Desenho', desenvolvido pelos professores de Desenho 1 do Mestrado Integrado em Arquitectura – José Maria Lopes, José Manuel Barbosa, Armando Ferraz, Luís Fortunato Lima, Nuno Sousa, Ricardo Leite, Noémia Herdade Gomes e Raquel Pelayo –, foi um dos projetos vencedores da quarta edição do concurso anual (2023) do Prémio Pratica Pedagógica Inovadora da Universidade do Porto.
O projeto surgiu da necessidade de trabalho com os estudantes em plena época de interrupção das aulas presenciais devido à covid-19, em 2020. Para isso, concretizou-se uma plataforma digital na qual foi possível ter em permanência informação para os estudantes e para os docentes, disponibilizando apoio teórico, aulas, fichas de trabalho, desenhos dos estudantes e ligações a recursos externos online. A plataforma 'Finestra Desenho' permitiu, deste modo, dar continuidade à aprendizagem de Desenho já iniciada em setembro de 2019.
Ao todo, foram distinguidos oito projetos e atribuídas três menções honrosas pelo júri, nomeado por despacho reitoral, presidido por Sónia Valente Rodrigues (Pró-Reitora), e constituído por Ana Paula Serra (docente FEP), João Pedro Pêgo (docente FEUP), Paulo Jorge Santos (docente FLUP), Jorge Ascenção Oliveira (docente FFUP), Amélia Veiga (docente FPCEUP), Paulo Cravino (docente UTAD – Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica), João Costa professor U.Minho – Pró-Reitor dos Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica) e Ana Gabriela Cabilhas (Presidente da FAP).
O concurso para o prémio Prática Pedagógica Inovadora, inserido no Programa Inovação educativa na U.Porto, visa promover a melhoria dos modelos educativos aplicados aos ciclos de estudos e aos cursos e/ou unidades não conferentes de grau, contribuindo para a inovação do seu contexto pedagógico.
O prémio concretiza-se na atribuição de um valor não superior a 1.000 € a cada proposta selecionada, sendo o número máximo de candidaturas a premiar dependente do valor orçamentado para o efeito em cada ano letivo.
Destinado a docentes, investigadores ou a grupos de docentes que se constituam como uma equipa pedagógica na lecionação de uma ou mais unidades curriculares.
Mais informações