'Traces of gestures: The resources of freehand drawing in architectural design teaching'
Prova Pública de Doutoramento do Arquiteto Rafael Sousa Santos
'Traces of gestures: The resources of freehand drawing in architectural design teaching' Prova Pública de Doutoramento do Arquiteto Rafael Sousa Santos
15 de janeiro de 2025, 4.ª feira, 15h00
Sala Plana, FAUP
A Prova Pública de Doutoramento do Arquiteto Rafael Sousa Santos realiza-se no dia 15 de janeiro de 2025, 4.ª feira, às 15h00, na Sala Plana, FAUP.
A Tese em apreciação intitula-se 'Traces of gestures: The resources of freehand drawing in architectural design teaching'.
Resumo
O ensino da arquitetura tem sido afetado nas últimas décadas pelo crescente uso de ferramentas digitais. Os processos computadorizados tornaram-se uma prática padrão no projeto de arquitetura, e são hoje considerados essenciais na formação de novos arquitetos. No entanto, a digitalização do processo de projeto tem levantado questões sobre a relevância das formas tradicionais de representação, como o desenho, e o seu lugar no ensino da arquitetura. Embora o desenho convencional continue a ser um requisito em alguns planos curriculares, temos assistido a um progressivo desaparecimento das escolas de arquitetura, levantando a questão: será o desenho ainda relevante no ensino do projeto?
Esta tese analisa como o desenho é atualmente utilizado em contexto de projeto. Dados qualitativos e quantitativos foram recolhidos através de observação directa em três casos de estudo—a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a Scuola di Architettura Urbanistica e Ingegneria delle Costruzioni do Politecnico di Milano e a School of Architecture and Planning do Massachusetts Institute of Technology—e processados através de analise temática. Os resultados permitem-nos enquadrar o papel que o desenho, convencional ou digital, continua a ter como instrumento de concepção e como meio de interação entre estudantes e professores, além de apontar perspectivas futuras para sua integração no ensino do projeto.
Júri
Doutor Vítor Manuel Oliveira da Silva (Presidente)
Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Doutor Angelo Lorenzi
Professor Associado do Politécnico de Milão, Itália
Doutora Maria Manuel Lobo Pinto de Oliveira
Professora Associada com Agregação Aposentada da Universidade do Minho
Doutor Pedro Miguel Hernandez Salvador Guilherme
Professor Auxiliar da Universidade de Évora
Doutor José Manuel Teixeira Barbosa
Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Doutora Maria Clara de Carvalho Pimenta do Vale
Professora Associada da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Equipa de Orientação
Clara Vale (FAUP)
Barbara Bogoni (POLIMI)
Poul Henning Kirkegaard (Aarhus University)
A investigação foi realizada no contexto do Doutoramento Europeu, com um período de mobilidade no Politecnico di Milano, apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Adicionalmente, foi realizado um período de mobilidade no Massachusetts Institute of Technology (MIT), com o apoio da Fulbright Comission".